MENU

NASA testa novo veículo marciano

NASA testa novo veículo marciano

Atualizado: Segunda-feira, 5 Julho de 2010 as 11:24

 A nova geração de veículos para exploração de Marte ganha seus toques finais no Jet Propulsion Laboratory, da NASA. O Curiosity, que será lançado entre 25 de novembro e 18 de dezembro de 2011, ganhou novas rodas e sistemas de suspensão. O veículo é a peça central da missão Mars Science Laboratory e irá examinar Marte para achar áreas possivelmente habitáveis - no passado ou presente. Embora o objetivo da missão não seja encontrar evidências de vida no planeta vermelho, o Curiosity também irá vasculhar regiões que possam ter preservado pistas sobre este assunto.

Ela examinará rochas, o solo e a atmosfera com diversas ferramentas, incluindo um laser que vaporiza rochas à distância e um instrumento que testa compostos orgânicos.

Equipado com seis rodas, cada uma dotada de seu próprio motor, o Curiosity possui o mesmo sistema de suspensão utilizado pelos seus antecessores - Spirit, Opportunity e Sojourner.  Nos próximos meses, ele passará por testes de funcionalidade e mobilidade. A expectativa é a de que chegue em marte até agosto de 2012.  

veja também