'NaTV' funciona como um Foursquare para os programas e filmes da TV

Aplicativo leva programação da TV e do cinema para celular

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:11

O aplicativo NaTV, que chega ao mercado nesta sexta-feira (29), tem a intenção de tornar mais social e informada a experiência de assistir à TV.
Por meio do iPhone ou do iPad, o usuário pode consultar a programação dos canais e dos cinemas e avisar os amigos o que está assistindo (veja o 'app' aqui).
“É uma espécie de ‘Foursquare’ para TV”, diz o comunicado de divulgação da companhia. “Os usuários têm acesso à programação da TV paga e aberta, dos cinemas no Brasil e podem fazer um check-in no que estão vendo.”


Fora do Brasil, o modelo foi consolidado por serviços como o GetGlue, que ficou famoso por distribuir adesivos específicos para os fãs que mais davam check-ins em seus programas favoritos de TV. Foi o GetGlue, também, que inspirou o publicitário André Franco a criar o NaTV.

“Eu estava nos Estados Unidos e usava o GetGlue e o Viggle [aplicativo que traz o guia dos canais americanos]. Então eu tive a ideia de mesclar esses dois aplicativos”, contou o publicitário, em entrevista ao G1. “A ideia é que a pessoa possa fazer o check-in e, já a partir disso, podemos fazer recomendações do que ela vai gostar.”

A ideia surgiu no início de 2012 e o publicitário conta que colocou a mão na massa – além de capital próprio -- para poder lançar o aplicativo nesta sexta-feira (29), em uma parceria com a Fox. É a primeira de uma série de parcerias que estão sendo negociadas, conta Franco. O conteúdo disponibilizado no site, diz ele, também vem de alianças com provedores de conteúdo.
Franco conta que a ideia da NaTV é disponibilizar a parte central do serviço e ir implementando melhorias aos poucos. “Queremos expandir, ter parceiros e, quem sabe, possibilitar que a pessoa assista aos programas no celular”, conta. “Dá até pra, por exemplo, vender os itens que estão sendo vistos em uma novela.”
Além da concorrência internacional com o GetGlue e o Miso (veja aqui), o NaTV bate de frente com o carioca Viva Cinema (link do site), criado no Brasil por Leandro Cunha, que fornece a programação de filmes na TV e nos cinemas e também permite fazer o check-in.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições