Nave Discovery chega à Estação Espacial Internacional

Nave Discovery chega à Estação Espacial Internacional

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

O ônibus espacial Discovery, com sete tripulantes a bordo, acoplou-se nesta quata-feira (7) à Estação Espacial Internacional (ISS), informou um porta-voz da Nasa.

O engate da nave aconteceu no horário previsto, às 3h44 (de Brasília), em regime manual, disse à imprensa no Centro de Controle de Voos Espaciais da Rússia o coordenador da Nasa neste país, Serguei Puzanov.

Uma vez verificado o hermetismo da união da nave com o porto do módulo Harmony, as escotilha de acesso entre a Discovery e a estação se abrirão e os astronautas poderão entrar na plataforma orbital, que a partir desse momento contará com 13 tripulantes.

Na véspera, a Nasa descartou que um problema na antena do radar da Discovery, detectado depois do lançamento, fosse impedir hoje o acoplamento da nave.

Na Discovery, lançada na segunda-feira (5) e comandada por Alan Poindexter, viajam também o piloto Jim Dutton, os especialistas de missão Rick Mastracchio, Clayton Anderson, Stéphanie Wilson, Doroty Metcalf-Lindenburger e Naoko Yamazaki.

Ônibus espacial foi lançado na segunda-feira (5), no Kennedy Space Center, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. (Foto: Ben Cooper/Nasa/AP)

Esta será a primeira vez na história da plataforma que quatro mulheres ficam ao mesmo tempo na estação espacial, já que as três tripulantes da Discovery se juntam a sua colega da Nasa Tracy Caldwell Dyson, que chegou a bordo da Soyuz TMA-18. Apenas em duas ocasiões anteriores, em 1991 e em 1999, três mulheres coincidiram no espaço.

Atualmente, a ISS está tripulada pelo russo Oleg Kotov, comandante do laboratório orbital, o japonês Soichi Noguchi, engenheiro de bordo, e o astronauta da Nasa Timothy Creamer, que chegaram à ISS no final de dezembro.

A eles se uniram no domingo passado a astronauta americana Caldwell Dyson e os russos Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko, que viajaram para bordo da Soyuz TMA-18.

O retorno da Discovery ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, está previsto para as 9h29 (de Brasília), do dia 18 de abril.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições