NGP terá compatibilidade com jogos criados com Havok e Unreal Engine 3

NGP terá compatibilidade com jogos criados com Havok e Unreal Engine 3

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:54

A Sony quer mudar mesmo o jogo com o Next Generation Portable (NGP) , nome provisório do que deverá se tornar simplesmente o PSP2 . O portátil está recebendo uma atenção com o software que o modelo atual jamais teve, visando assim conseguir vencer a disputa do mercado contra o Nintendo 3DS e até mesmo smartphones como o iPhone .  

Prova disso é o suporte às plataformas de desenvolvimento como a Havok e a Unreal Engine 3 , anunciado na quarta-feira (24). Essas engines (motores que estabelecem a física do game) podem ser licenciadas para empresas terceirizadas criarem jogos sem gastar tanto construindo o sistema do zero.

Não significa, claro, que grandes produtoras não possam se aproveitar disso. Grande sucesso no PlayStation 3 , Xbox 360 e PC , o GTA 4 é baseado na Havok , que por sua vez foi reaproveitada pela Rockstar para o excelente Red Dead Redemption e o aguardado LA Noire . Já a Unreal Engine 3 é utilizada na série Gears of War , além do jogo Infinity Blade para iOS .

Alguns dos títulos da linha de lançamento do NGP já contarão com essas engines, além da Asura , que foi utilizada pela Sega em Aliens. vs. Predator (PS3, X360) e funcionou em uma demo “completamente funcional” no novo sistema. “O NGP eleva o nível de performance em plataformas portáteis com seu GPU e CPU de múltiplos núcleos”, disse o vice-presidente da Epic, Mark Rein.   De fato, o suporte às ferramentas mais populares de desenvolvimento, aliado ao PlayStation Suite , que incluirá games compatíveis com Android e antigos títulos do PlayStation 1 (e possivelmente do PSP também), fará do NGP uma plataforma muito mais fácil de lidar para os desenvolvedores. E sabemos que a oferta de bons jogos poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso para a Sony .

O PSP2 , como deverá ser chamado, será lançado até o final do ano “em ao menos um mercado”, com previsão para começo de 2012 no resto do mundo. Entre os títulos anunciados, teremos versões de Uncharted, Killzone e Call of Duty no portátil.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições