Nintendo 3DS pode ajudar a diagnosticar problemas de visão em crianças

Nintendo 3DS pode ajudar a diagnosticar problemas de visão em crianças

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

O uso do 3D tem gerado uma série de questionamentos e desconfianças por parte de pais e médicos, que receiam os possíveis prejuízos à saúde que essa tecnologia pode trazer para as crianças. Mas se depender das últimas informações divulgadas, talvez o 3D gere até mais benefícios do que pensávamos.  

O Nintendo 3DS , um novo console portátil que exibe jogos tridimensionais, seria uma ótima forma de detectar problemas de visão em crianças, de acordo com a A ssociação Americana de Optometria . Essa notícia é surpreendente, já que a própria Nintendo em um comunicado divulgado no final do ano passado, havia recomendado que o console não fosse usado, na função 3D, por crianças com menos de seis anos. A empresa alegou na época, que a visualização de games 3D poderia de alguma forma prejudicar o crescimento dos olhos das crianças, que ainda estão em plena fase de desenvolvimento até essa idade.     Essa notícia não foi nada boa para empresa, já que o Nintendo 3DS , até pelo seu formato portátil , possui como principal público-alvo as crianças, ao contrário de outros tipo de console. Essa nova informação divulgada pelos oftalmologistas americanos deve representar um grande alívio para a Nintendo e até alavancar as vendas do produto em questão.

A Associação Americana de Optometria alega que caso uma criança diga que não consegue enxergar direito as imagens em 3D de um jogo, indicando algum tipo de desconforto, pode ser que possua ambliopia, também conhecida como “olho preguiçoso”, ou outros tipos de desordem visual, que devem ser avaliados por um médico. Quanto mais cedo a ambliopia for detectada, mais fácil poderá ser tratada. Vale ressaltar que é uma doença nem sempre facilmente percebida pelas crianças pequenas, e o console com 3D pode realmente acelerar esse processo de percepção e detecção do problema visual. Com isso, temos mais um gadget trazendo benefícios não planejados inicialmente, como vem acontecendo com o Kinect .    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições