Nintendo barra a pirataria no Wii e no DS com atualização de firmware

Nintendo barra a pirataria no Wii e no DS com atualização de firmware

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

A Nintendo lançou nesta quinta-feira (9) uma atualização de software para o Wii e para o portátil Nintendo DS que consegue bloquear modificações nos aparelhos que permitiam a execução de games piratas.

No Nintendo DS, a atualização 1.4.1U impede o funcionamento de cartões de cartões de memória Flash como o Supercard DSTwo, Acekard 2i, M3i Zero e iPlayer, que permitiam rodar uma série de jogos piratas. Já no Wii, a atualização 4.3 faz uma análise do sistema e bloqueia canais e firmwares não autorizados.

A empresa afirma que as atualizações de firmware melhoram o desempenho dos videogames ao remover tais modificações que podem danificar o funcionamento dos aparelhos. O usuário tem a opção de não fazer a atualização de sistema, mas pode ficar impedido de rodar games originais.

Sony também ‘protege’ seu console

Na terça-feira (7), a Sony lançou uma atualização de sistema do PlayStation 3 visando proteger o console da pirataria. O firmware 3.42 bloqueia os consoles que foram destravados recentemente com os sistemas PS Jailbreak, PS Groove e PSFreedom. A atualização é gratuita e obrigatória para todos os donos do videogame. Quem não atualizar fica impossibilitado de jogar on-line e de acessar a loja virtual PlayStation Store.

Até então, o PlayStation 3 era o único que não tinha sido desbloqueado, o que impedia o uso de jogos piratas. De acordo com o sites Eurogamer e Slashdot, hackers utilizaram um sistema que combina um dispositivo USB que possui um programa próprio chamado “Backup Manager” e o disco rígido do console ou drives de memória externo para armazenar os games, que podem ser baixados da internet. O sistema de desbloqueio, chamado de PS Jailbreak, rodaria em qualquer modelo de PlayStation 3, independentemente da versão do firmware do sistema instalado.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições