MENU

No trabalho, brasileiros vão ver Copa do Mundo pela telinha do celular

No trabalho, brasileiros vão ver Copa do Mundo pela telinha do celular

Atualizado: Terça-feira, 8 Junho de 2010 as 9:16

A primeira Copa do continente africano será a pioneira em transmissão em alta definição, mas muitos consideram que este será o Mundial da mobilidade. Afinal, pela primeira vez, os brasileiros poderão assistir aos jogos mesmo sem o tradicional aparelho de TV por perto.

É o caso do motoboy Luiz Cassiano, que - depois de perder várias partidas na Copa passada - preparou um ''Plano B'': um celular com televisão. ''A gente para, dá uma olhada, liga a televisão, e assiste o jogo que estiver passando'', disse o motoboy.

Mais de meio milhão de brasileiros já tem uma TV no celular ou no carro. E esse mercado que quadruplica a cada ano vem ganhando força às vésperas da Copa da África do Sul. ''A tecnologia realiza o desejo do consumidor; permite uma liberdade maior, permite ter acesso ao que te faz feliz'', avaliou o consultor em telecomunicações Dario Dal Piaz.

Escalado para trabalhar durante os jogos, o cobrador Vagner Santos também já aderiu à tecnologia, mas está com pena do motorista. ''Eu vou ficar aqui sentado, ainda consigo ver um pouquinho. Agora ele sem chance, né?'', disse, lembrando do companheiro de trabalho.

De carona com a tecnologia, quem só poderia ver os melhores momentos quando chegasse em casa vai virar um torcedor em tempo real. Assim, o taxista Vinicius Ladeiro espera conquistar novos clientes, mas não quer nem imaginar um gol do adversário. ''Não vou poder esmurrar o parabrisa, o painel, vou ter que me controlar'', disse, conformando-se.

Até a Copa de 1966, os brasileiros só acompanhavam os jogos pelo rádio ou por imagens gravadas. A primeira transmissão ao vivo e em cores, em 1970, foi vista por poucos. De lá para cá, a TV se popularizou e evoluiu.

Agora, a tecnologia vai permitir que torcedores como Luiz, Vagner, Vinicius e o auxiliar de logística Leonardo Leite veja as partidas de qualquer lugar - com especial interesse pelos nossos adversários. ''Ver a Argentina perdendo, cara. O maior prazer do brasileiro é ver a Argentina perdendo na Copa'', garantiu Leonardo, entre risadas.

veja também