MENU

Nokia vai cortar 3,5 mil postos de trabalho e fechar fábrica na Europa

Nokia vai cortar 3,5 mil postos de trabalho e fechar fábrica na Europa

Atualizado: Quinta-feira, 29 Setembro de 2011 as 1:59

Stephen Elop, CEO da Nokia, e Steve Ballmer, da

Microsoft, anunciam parceria estratégica na área

de no início de 2011 (Foto: Alastair Grant/AP)

  A Nokia anunciou que pretende cortar 3,5 mil empregos até o fim de 2012 para adequar sua força de trabalho e operações. Essa é a segunda grande reestruturação em seis meses da companhia , que enfrenta queda nas vendas e no lucro.

A empresa finlandesa fechará a fábrica que abriu há quatro anos em Cluj, na Romênia, e cortará, com isso, 2,2 mil postos de trabalho. A unidade produz celulares mais simples que smartphones. A Nokia também anunciou corte de 1,3 mil empregos na unidade que inclui o serviço de mapeamento digital, a Navteq.       As operações industriais em Salo, na Finlândia, em Komaron, na Hungria, e em Reynosa, no México, vão estar sujeitas à revisão, com a intenção de mudar o foco para clientes e softwares. Os cortes desta quinta-feira (29) fazem parte de um plano para economizar mais de 1 bilhão de euros, revelado em julho.

Em sua nova fase de reorganização, a Nokia estuda cortar pessoal na área manufatureira e em funções de suporte. No segmento de Location & Commerce, a intenção é concentrar os esforços em Berlim, Boston e Chicago e em outras localidades e acabar com as operações em Bonn (Alemanha) e Malvern (EUA).          

veja também