MENU

Nokia volta a processar Apple por violação de patentes

Nokia volta a processar Apple por violação de patentes

Atualizado: Sexta-feira, 17 Dezembro de 2010 as 10:13

A Nokia, maior fabricante mundial de telefones celulares, anunciou nesta quinta-feira que entrou na Justiça contra a Apple em três países, ao considerar que vários dos produtos desta - inclusive o iPhone, iPad e iPod Touch - violam 13 patentes propriedade da companhia finlandesa.   Tal como explicou Nokia em comunicado, nenhuma das patentes em questão foi declarada essencial para os padrões de comunicação sem fio, o que a permite utilizar essas tecnologias de forma exclusiva, sem a obrigação de conceder licenças.

"As invenções da Nokia protegidas por essas patentes incluem várias que permitem criar experiências de usuário atrativas, como arrastar o dedo sobre uma tela tátil para navegar pelo conteúdo", assinalou no comunicado o vice-presidente de Propriedade Intelectual da companhia finlandesa, Paul Melin.

Melin afirmou que essas inovações, entre as quais mencionou também a integração no próprio telefone de uma loja de aplicativos, foram patenteadas pela Nokia mais de dez anos antes da aparição do primeiro modelo do iPhone.

A Nokia processou a Apple na Suprema Corte do Reino Unido, em dois tribunais alemães e em um holandês, já que o fabricante americano vende seus produtos nesses países.

Esses processos são mais um passo na chamada 'guerra das patentes' mantida há meses entre Nokia e Apple.    

veja também