Nono dígito será válido a partir de domingo (29) para celulares DDD 11

Incluir '9' em agenda do celular vira tarefa para filho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

Os celulares da Grande São Paulo ganharão um número “9” neste domingo (29) e os usuários já começam a atualizar as agendas de seus aparelhos. A mudança vai afetar apenas celulares com o DDD 11. Entre os idosos, há quem afirme que domina todas as funções de um celular e que fará a mudança com a maior facilidade e outros que contarão com a ajuda de filhos, netos e sobrinhos para se adaptar.

É o caso da advogada Carmem Lúcia Carlos, de 65 anos. “Mexo em bastante coisa no celular e na internet. Mas também acho que tem muita função que a gente acaba nem usando. Vou pedir para o meu filho atualizar a agenda”, relatou Carmen, que é especialista em direito previdenciário.

Moradora do bairro do Limão, ela afirmou na terça-feira que o filho de 31 anos é seu ajudante frequente para assuntos tecnológicos e que também presta auxilio ajudando a mãe a navegar na internet. "Ele até fala para eu fazer cursos, mas não me desperta interesse me aprofundar tanto." Para ela, a ajuda do filho acaba sendo também uma forma de se relacionar com ele, estar próxima.

O número do telefone celular de Carmem será um dos cerca de 42 milhões existentes na Grande São Paulo e que vão receber um 9. A mudança vale inicialmente para essas linhas com DDD 11, dos 64 municípios da região metropolitana. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a mudança foi necessária porque os oito dígitos permitiam apenas 44 milhões de combinações. Com a introdução do nono dígito, serão possíveis 90 milhões de combinações, o que permitirá a venda de novas linhas ainda por muitos anos. A partir de agosto ocorrerão interrupções gradativas das chamadas feitas sem o nono dígito.

Novidade
O G1 foi até o Centro de Referência do Idoso, na Zona Norte de São Paulo, órgão da Secretaria Estadual da Saúde, e constatou que a inclusão do nono dígito ainda era novidade para a maioria deles na última terça-feira (24). Quatro idosos afirmaram que não se preocupam com a mudança porque têm o aparelho apenas para receber ligações dos filhos. E, por isso, nem sequer possuem uma agenda gravada.


Não era o caso do comerciante aposentado Raimundo José de Lima, de 74 anos, que tem no celular uma agenda cheia de telefones de seus familiares e amigos no Estado de Pernambuco. Ele já encarregou o sobrinho de 18 anos de resolver o “pepino” da inclusão do nono dígito. “Não tenho mais paciência de aprender essas coisas. Meu sobrinho está mais acostumado, vai mudar tudo com a maior facilidade”, disse o morador do Tremembé.
Já a também aposentada Alzira de Azevedo, 67, dispensou qualquer ajuda. “Vou entrar e editar os números. Não tem segredo.”, resumiu.
Uma possibilidade para atualizar automaticamente a agenda é usar aplicativos para smartphones oferecidos na internet.


Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições