Nortel vende patentes de telefonia móvel ao Google

Nortel vende patentes de telefonia móvel ao Google

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:48

A Nortel Networks, empresa de telecomunicações canadense que está operando no vermelho, aceitou a venda de seu portifólio de patentes para o Google, por 900 milhões de dólares, começando um processo de leilões de ativos muito cobiçados no atual cenário de guerra por patentes de telefonia celular.

O acordo inclui a venda de cerca de 6 mil patentes e pedidos de registros relativos a serviços de telecomunicações sem fio, rede 4G, redes de dados, tecnologias óticas e de voz, internet, prestação de serviços e semicondutores.

O interesse nas patentes tem sido grande, mas o prazo limite para o acordo foi adiado, já que os liquidatários e potenciais compradores da companhia pediram reduções nos preços. A corporação agora abrirá um processo de leilões, para permitir que outros potenciais compradores melhorem a oferta do portal de buscas e serviços.

Empresas relativamente novas no mercado de telefonia celular, como a Apple e o Google, receberam várias recomendações para fazer ofertas agressivas, que ampliassem suas patentes, a fim de competir em pé de igualdade com companhias mais antigas do setor, como a Nokia, que busca proteção da posição de suas patentes judicialmente.

"Com o mercado de telefonia móvel cada vez mais competitivo, não surpreende que o Google se interesse por ativos que podem defender sua plataforma para aparelhos móveis, o Android, contra reivindicações de patentes de concorrentes", avaliou Ben Wood, analista da CCS Insight.

Outras empresas que podem fazer ofertas incluem a chinesa ZTE; a Ericsson, que comprou a maior parte das operações de serviços de telefonia móvel da Nortel e a RPX, que licencia patentes em nome de clientes membros, em troca de uma taxa.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições