Nova atualização do Google Chrome promete mais velocidade na web

Nova atualização do Google Chrome promete mais velocidade na web

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Desde o lançamento de sua primeira versão de testes (beta), em setembro do ano passado, o navegador Google Chrome sempre deu destaque à velocidade de navegação. Nesta semana, assim como já aconteceu em outras atualizações, o Google anunciou que o novo beta está 30% mais veloz que a versão anterior.

"Além das melhoras na execução de JavaScript em nossa última versão de testes, há diversas outras mudanças que devem fazer com que o Google Chrome utilize ao máximo sua conexão. Quando você abre uma nova página enquanto outras ainda estão carregando, por exemplo, o Chrome prioriza as solicitações do novo site - buscando seus textos, imagens e vídeos - em relação às páginas já abertas", explica o blog oficial do navegador.

Outra novidade é a disponibilização de temas, para personalizar a página inicial do navegador - a imagem acima, por exemplo, tem grama de fundo. "Desenvolvemos o Chrome para ser mais veloz, mais estável e mais seguro. Agora estamos adicionando um pouco de estilo, permitindo que você coloque um tema em seu navegador", diz o Google. Segundo a empresa, ainda há poucas opções, mas novas imagens estarão disponíveis futuramente.

Sistema operacional

No mês passado, o Google anunciou que vai lançar o sistema operacional Chrome OS, o que indica uma expansão na área de software. Em entrevista a jornalistas por telefone, Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, disse que a preocupação é com a experiência do usuário, e o objetivo é fazer com que mais pessoas possam usar a internet sem depender de computadores "robustos".

Assim como acontece com o navegador de mesmo nome, a meta do Chrome OS será conectar o usuário rapidamente, sem obrigá-lo a esperar longos períodos de carregamento típicos dos sistemas convencionais - que precisam gerenciar diversos recursos e programas.

O Chrome OS será gratuito e terá código fonte aberto - baseado na "essência" do sistema Linux. Inicialmente, ele será distribuído para netbooks - computadores menores e com menos recursos que os notebooks -, mas poderá ser adaptado para desktops. A aposta da empresa em smartphones, porém, continua sendo com o sistema Android. "São dois produtos diferentes, com funções diferentes", disse Felix.

No final de 2009 o Chrome OS começará a ser distribuído para as comunidades de software livre. Os primeiros netbooks com o sistema devem chegar ao mercado em 2010.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições