Nova edição do dicionário de inglês Oxford inclui a palavra 'retweet'

Nova edição do dicionário de inglês Oxford inclui a palavra 'retweet'

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:30

As palavras “retweet” e “cyberbullying” foram publicadas na última edição do dicionário de inglês Oxford. A 12º edição da publicação traz 400 novas palavras, entre as 240 mil que compõe o dicionário. Alguns desses novos termos foram retirados da internet e das redes sociais.

Além de “retweet” (repassar uma mensagem no Twitter) e “cyberbullying” (usar a internet para intimidar), o dicionário de Oxford também acrescentou o termo “sexting” (enviar mensagens sexuais pelo celular).

Os novos termos foram inseridos em um banco de dados com 2 bilhões de palavras extraídas de sites e textos para comprovar a sua onipresença. “O dicionário sempre foi produzido dessa forma. Pegamos todas as evidências possíveis para comprovar que não é apenas um pequeno grupo de pessoas que está usando determinado termo”, explica Angus Stevenson, editor do dicionário.

Em agosto é celebrado o aniversário de 100 anos do dicionário de Oxford “Concise”, uma versão menor e derivada da publicação oficial. Para comemorar a data, a 12º edição do dicionário foi publicada com mais de 240 mil palavras.

Em 2010, no ano do centenário de Aurélio Buarque de Hollanda, o dicionário da língua portuguesa também ganhou uma edição mais “tecnológica” , com palavras extraídas do mundo digital, como “e-book”, “tablets”, “pop-up”. A edição também trouxe verbos como “tuitar” e “blogar”, além de substantivos como “fotolog”, “blue tooth”, “blu-ray disc” e “blu-ray player”.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições