MENU

Nova ferramenta gratuita para Firefox avisa que seus dados foram capturados

Nova ferramenta gratuita para Firefox avisa que seus dados foram capturados

Atualizado: Quinta-feira, 19 Agosto de 2010 as 1:23

Devido à sua quase “onipresença”, com serviços como buscador, Maps e Gmail, a Google tem capacidade de coletar um grande volume de informações sobre qualquer internauta. É comum ouvir frases do tipo “tenho medo do Google”, em tom de brincadeira, mas com uma certa razão.

A empresa afirma que os dados são mantidos em sigilo e que “não é capaz de identificar os usuários”, mas muita gente duvida disso, a exemplo de entidades de defesa da privacidade, como a Electronic Privacy Information .

Pensando nisso, foi criado um add-on para o Firefox que permite ao internauta saber quando seus dados seguem para os servidores da Google. Infelizmente, a Google Alarm não protege sua privacidade. Ela simplesmente mostra com que frequência os seus dados são enviados. Sempre que uma informação sobre você é capturada, soa o alarme.

Os dados capturados são exibidos na tela e indicam que serviço está de olho em você, além do número de sites que você visitou que capturaram as suas informações. Mas o software não faz nada para impedir que isso aconteça. Apenas permite saber que site foi responsável por isso. Se for possível, você pode evitá-lo. Pena que seja muito difícil encontrar algum que não use algo do Google.

Vale lembrar que não é preciso visitar um site da Google para que seus dados sejam obtidos pela empresa. Basta acessar um endereço na Internet que use os serviços da empresa, como os populares Analytics ou AdSense.

Se o som do alarme te incomodar, já que ele tem motivos para tocar com frequência, é possível baixar a versão para o “ambiente de trabalho” na mesma página. Ela faz a mesma coisa, mas é mais discreta.

Postado por: Thatiane de Souza  

veja também