O Google anunciou nesta quarta-feira (16) mudanças na forma como os resultados de pesquisas serão entregues aos usuários. Por enquanto, a novidade será lançada apenas aos internautas dos Estados Unidos. Segundo a companhia, a nova fórmula, chamada “Knowledge Graph” (“Gráfico do conhecimento”, na tradução para o português), tentará pensar como o usuário.
“O ‘Knowledge Graph’ permite que você procure por coisas, pessoas ou lugares que o Google conhece – pontos turísticos, celebridades, cidades, times de futebol, edifícios, características geográficas, filmes e obras de arte – e imediatamente encontre informações relevantes para a sua consulta”, explica o Google em um post no seu blog oficial.
“Este é o primeiro passo para a construção da próxima geração das buscas, que chega perto da inteligência coletiva na web e entende o mundo um pouco mais como as pessoas entendem”, acrescenta a companhia.
Resultados relevantes
A primeira mudança, conforme o Google, será que o site entenderá melhor os termos pesquisados e reduzirá os resultados apenas para aquilo que o usuário quis dizer. “A linguagem pode ser ambígua – você quer dizer Taj Mahal, o monumento, ou Taj Mahal, o músico?”, explica a companhia. “Os resultados serão mais relevantes porque vamos entender essas entidades e as nuances de seus significados, da mesma forma que você faz”, completa.
Resumo da pesquisa
Outra mudança é que o Google agora vai mostrar um resumo de informações sobre o tema pesquisado pelo usuário, como fatos importantes que ele provavelmente está procurando. “Por exemplo, se você está procurando por Marie Curie, você verá quando ela nasceu e morreu, e também poderá obter mais detalhes sobre a sua educação e descobertas científicas”, explica o Google. Para chegar a essas informações, a companhia explica que realizou um estudo entre os usuários para saber o que eles procuravam em suas buscas.
Próxima busca
Por último, o Google vai mostrar novos fatos e conexões para as buscas feitas pelo usuário, como uma forma de tentar responder sua próxima pesquisa. “O Google sempre acreditou que o sistema perfeito de buscas deveria entender exatamente o que o usuário quer dizer e lhe entregar de volta exatamente o que ele quer”, disse o post da companhia. “E nós poderemos agora ajudar a responder a próxima pergunta antes que você a procure, porque os fatos que mostramos são formados pelo o que as outras pessoas já buscaram”, completou.
A nova fórmula de pesquisa do Google chegará gradualmente na língua inglesa apenas aos usuários dos Estados Unidos. O novo recurso também estará disponível em smartphones e tablets no mesmo idioma.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições