Novidades francesas na Futurecom 2010

Novidades francesas na Futurecom 2010

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

A UBIFRANCE / Missões Econômicas no Brasil - agência pública francesa para o desenvolvimento internacional das empresas - através de seu escritório do Rio de Janeiro – organiza pela 4ª vez consecutiva o Pavilhão França na FUTURECOM 2010 - maior salão de Telecomunicações e Tecnologia da Informação da América Latina.

A diversidade de serviços e de produtos oferecidos, a multiplicidade de ofertas e a inovação técnica e comercial francesas têm permitido aos operadores do setor de telecomunicações atingirem um público mais amplo, atendendo às variadas expectativas.

Em janeiro de 2009, o governo francês iniciou uma consulta pública sobre as frequências 800 MHz e 2,6 GHz que serão usadas para o lançamento dos serviços de telefonia móvel de quarta geração.

Em junho de 2010, 45% dos franceses possuíam um Iphone ou um Smartphone, podendo, com mobilidade, ter acesso a mais de 200 mil serviços, acesso à internet para assistir televisão, jogar, realizar compras e pagamentos, etc..

Mais de 35% dos lares franceses têm internet ligada a todos os seus televisores, possibilitando assistir mais de 400 canais de televisão, inclusive em HD e 3D, shows e até mesmo criar sua própria televisão.  

Neste ambiente de expansão, a integração das melhores tecnologias disponíveis em nível mundial é a chave de uma competitividade sustentável. Com inúmeros projetos realizados, a França é um dos líderes incontestáveis do setor das telecomunicações do futuro.

Essas 20 empresas francesas, cujos perfis encontram-se a seguir, desejam fornecer produtos e serviços inovadores, com o propósito de trazer para o Brasil o melhor da tecnologia francesa para o setor. Diante disso, parcerias em diversos setores entre empresas francesas e brasileiras colaboram para fortalecer cada vez mais os laços entre a França o Brasil, seu maior parceiro na América Latina.

Dentre as novidades trazidas pela Ubifrance, 3 delas merecem destaque especial:  

A ACTIVNETWORKS oferece uma solução única no mercado, que permite acelerar o tempo de resposta para a visualização de páginas de Internet em até 40Gb por segundo e reduzir o volume de dados nas redes móveis, graças à otimização dos dados http/https/wap e ao “caching” inteligente que acelera o tempo para a visualização das páginas, denominada BoostEdge 3G.  

Já a empresa francesa SISTEER oferece uma proposta de execução, implantação e operação de plataformas técnicas para MVNOs* (Mobile Virtual Network Operator ou Operadoras Móveis Virtuais). Depois de lançamentos bem sucedidos em 17 países da Europa, África e Ásia, a SISTEER pretende repetir o sucesso no Brasil e estabeleceu um escritório em São Paulo para atender a América Latina. Na França, os operadores móveis virtuais foram introduzidos no mercado desde 2004. Hoje existem 15 MVNOs em atividade como Carrefour, FNAC, o canal de televisão M6 e a NRJ (rádio e televisão musical). O Brasil ainda não possui ainda MVNOs. No final de 2009 a ANATEL abriu uma consulta pública para a proposta de regulamentação da atividade. Após receber contribuições - principalmente das operadoras atuais - a Agência reguladora está elaborando a regulamentação definitiva.

*Mobile Virtual Network Operator: Operador Móvel Virtual, que consiste na prestação do serviço móvel celular através do uso da rede de uma operadora tradicional, sem que se detenha rede própria para tanto. A MVNO deve ter uma marca forte, estrutura de atendimento ao cliente, vendas e marketing, porém, não necessita das áreas técnicas de desenvolvimento, como Engenharia e TI.

A GUYACOM é uma operadora de telecomunicações na Guiana Francesa e oferece internet banda larga através de satélite, fibra ótica ou WiMax. A empresa tem um projeto de construção de um backbone de telecomunicações entre a Guiana e o Brasil, que recebe o apoio do Governo da Guiana.

LISTA DAS 20 EMPRESAS FRANCESAS PARTICIPANTES DO PAVILHÃO FRANÇA ESTE ANO:  

ACTIVNETWORKS - Aceleração e a aperfeiçoamento dos fluxos da Internet. Uma solução única no mundo e 10 vezes mais econômica, mais rápida e menos arriscada.

ALTRAN - Convergência de serviços e tecnologias, simplificação e otimização dos processos.

ATEM - Soluções  às expectativas de especificação e de integração dos subsistemas de altas frequências.

AWOX - Equipamentos multimídia e softwares integradores.

COMPUTAMAPS -ComputaMaps fornece bases de dados geoespaciais de cidade em 3D.

ESERVGLOBAL- Soluções de Mobile Money e VAS com o objetivo de auxiliar as operadoras a aumentar suas receitas e reduzir o “churn”, ou seja, as mudanças de operadoras.

EUTELSAT - Com uma frota de 26 satélites em órbita geoestacionária a Eutelsat é a operadora satélite.

GUYACOM - Internet banda larga através de satélite, fibra ótica ou WiMax. Projeto de construção de um backbone de telecomunicações entre a Guiana e o Brasil.

INTERSEC - Software focado no mercado de Telecomunicações para operadoras móveis e integradas.

IQSIM - iQsim é a empresa líder no fornecimento de plataforma SIM SERVER e de tecnologia de SIM

virtual.

KEYRUS - Software e serviços de TI em Business Intelligence / EPM, e-Business e ERP.

MARBEN - Soluções de software de grande porte para o setor de telecomunicações.

PQS/SOCOMEC - Opera no mercado de energia no Brasil através da PQS no desenvolvimento, fornecimento e implantação de sistemas de energia crítica (NO-BREAKS).

PRIM'VISION - Soluções para publicidade móvel para operadoras.

QUESCOM - Soluções de convergência fixo-móvel para operador.

SAFT BATTERIES - Baterias para sistema de alimentação para uma grande variedade de equipamentos de rede.

SAGEMCOM - Produz, projeta e desenvolve uma linha completa de produtos para mercados de banda-larga, energia e convergência.

SISTEER - Projeto, implantação e operação da plataforma técnica para Operadoras Móveis Virtuais (MVNO).

STMICROELECTRONICS - Fabricação de semicondutores.

TECHNICOLOR - Softswitch e Gateways para os operadores de serviços VoIP.

Por:  Fernanda Krueger

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições