Novo filme em 3D recria Varsóvia após revolta de 1944

Novo filme em 3D recria Varsóvia após revolta de 1944

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

As pessoas que visitam o Museu da Revolta de Varsóvia poderão agora, com a ajuda de um filme em 3D, ter uma noção mais concreta da devastação desencadeada na capital polonesa pelas forças nazistas alemãs na Segunda Guerra Mundial. Adolf Hitler suprimiu brutalmente o levante de 1944, reduzindo a cidade antes sofisticada e agitada de 1,3 milhão de habitantes a uma casca fumegante cujas ruínas abrigavam menos de mil pessoas. O filme de seis minutos "Cidade em Ruínas" simula o voo de um caça-bombardeiro B-25 das forças aliadas, do tipo que fez voos levando provisões para os insurgentes durante os 63 dias de insurreição que se tornaram símbolo da resistência polonesa contra a tirania.

Usando imagens e registros históricos, o filme recria uma maquete detalhada de como a cidade ficou após a revolta, com as pontes sobre o rio Vistula destruídas e bairros inteiros, incluindo o gueto judaico, completamente arrasados.

"O filme 'Cidade em Ruínas' foi feito porque não bastava usar palavras e fotos em preto e branco para descrever como estava Varsóvia no início de 1945", disse o diretor do museu, Jan Oldakowski.

"Quando encontrávamos visitantes do exterior, sentíamos que eles não compreendiam, que enxergavam as cenas do filme 'O Pianista' (de Roman Polanski), em que o pianista Szpilman caminha por uma Varsóvia destruída, como uma metáfora artística bela, não como a realidade."

O lançamento do filme, que deve ser visto com óculos 3D, foi programado para coincidir com o 66o aniversário do início da Revolta de Varsóvia, em 1 de agosto de 1944.

A maior parte da destruição da cidade resultou da vingança do Exército alemão pelo levante contra seu domínio brutal.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições