MENU

Novos parafusos do iPhone 4 impedem que usuário abra o aparelho

Novos parafusos do iPhone 4 impedem que usuário abra o aparelho

Atualizado: Sexta-feira, 21 Janeiro de 2011 as 1:41

Seguindo sua filosofia de manter controle absoluto sobre seus produtos, fontes informaram que as lojas da Apple nos Estados Unidos estão substituindo os parafusos de iPhones 4 levados a elas para assistência por novo modelos que tornam difícil a qualquer um abrir o aparelho.

Kyle Wiens, presidente-executivo da iFixit, fornecedora de componentes e de assistência técnica para aparelhos da Apple, disse que o objetivo dos novos parafusos é impedir que as pessoas abram o iPhone e substituam a bateria. Ele disse ter percebido em novembro que os parafusos estavam sendo substituídos.

"Se você levasse seu carro para a concessionária para uma revisão e eles soldassem o capô, você não ficaria contente", disse Wiens.

A iFixit se tornou famosa no mundo da tecnologia por executar "desmontes" de produtos da Apple, muitas vezes horas depois de seu lançamento oficial. A empresa promove o conceito de reparos em aparelhos eletrônicos a fim de reduzir o volume de lixo eletrônico encaminhado aos aterros sanitários.

Parafusos 'Pentalobe'

De acordo com duas pessoas que conhecem a prática, quando um cliente leva um iPhone 4 a uma loja da Apple nos EUA para conserto, a equipe de assistência técnica substitui os parafusos padrão Phillips, com que o aparelho é produzido originalmente, por parafusos do padrão "Pentalobe". Os clientes não são informados da substituição, dizem as fontes.

Não está clara a escala de uso dos parafusos substitutos, mas uma das pessoas disse que a substituição havia começado no final do ano passado e agora é prática padrão nas lojas da Apple nos EUA.

Os parafusos Pentalobe exigem uma chave de fenda que não está disponível comercialmente. O parafuso é similar ao frequentemente usado "Torx", mas tem cinco pontos ao invés de seis.

Wiens disse que a iFixit, que vende kits de conserto para iPhones e outros produtos da Apple, procurou em vários lugares por uma chave de fenda Pentalobe antes de pedir que um fornecedor fizesse uma para eles – e mesmo essa não é a combinação perfeita, explicou Wiens. A Apple não quis comentar o assunto.    

veja também