O BingBot, novo robô de busca da Microsoft, também funcionará no Brasil

O BingBot, novo robô de busca da Microsoft, também funcionará no Brasil

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

A Microsoft confirmou, hoje de manhã, que o BingBot, robô de indexação do buscador  Bing , vai estar ativo também no Brasil.

Apesar de ainda estar em fase Beta (de testes), o Bing no Brasil também será alimentado pelo sucessor do MSNBot, nome dado ao crawler da Microsoft que respondia pela indexação de conteúdo para os mecanismos de busca Live Search (do MSN) e Bing.

Conforme mencionado em outra matéria  , os webmasters devem preparar seus sites para receber a "visita" do crawler.

Além de configurar o site para a visita do bingbot, os webmasters devem tomar outros cuidados caso queiram evitar a indexação do conteúdo, explica o contribuidor no Forum do Google , Flávio Raimundo , especialista em otimização de páginas para buscadores (SEO).

"Se é um conteúdo com informações criticas, (o webmaster) deve proteger esse ambiente/páginas com controle de sessão", diz Flávio. "Outra medida interessante é colocar esse conteúdo em pastas onde há bloqueio para todos os robôs e não para um grupo determinado", adiciona.

A varredura é dificultada basicamente em dois casos: quando há uma arquitetura mal planejada com links inaccessíveis a rastreamento ou quando as diretivas em robots.txt são criadas de forma errada. Há outros casos, mas muito incomuns, como quando há redirecionamentos envolvendo sessão.

Temor

Webmasters iniciantes não têm o que temer, mas precisam ter conhecimentos básicos. Flávio indica um site voltado à configuração de um arquivo importante para qualquer domínio, o robots.txt  (em inglês). Neste arquivo, em formato texto, ficam armazenadas as configurações que dão acesso aos robôs de buscadores.

Ainda falta muito

O novo robô não muda o algoritmo de indexação do Bing. É apenas uma atualização do software, que não deve mudar a forma como os resultados serão apresentados.

"Na verdade" diz Flávio, "a relevância está associada a importância que o Bing atribui ao Brasil ...sinceramente acredito que eles acham que nossa capital seja Buenos Aires". 

No radar

Flávio diz que a promessa de implementação de um mecanismo de buscas afinado ao modo de uso da web por brasileiros é o que mais falta ao Bing. "... o Brasil não está no radar do Bing. Eles estão tentando se achar no mercado americano, pra depois talvez olhar pra cá. Ja prometeram e adiaram várias vezes as implementações aqui no Brasil que existem nos EUA".

Yahoo Site exlporer

A central de adequação de sites para o buscador Yahoo, chamada de Yahoo Site Explorer , deverá ser transferida para o Bing Webmster Central , informou a Microsoft. Mas essa mudança deverá ocorrer apenas quando todas as operações de busca forem definitivamente assumidas pela empresa. Quando isso ocorrer, os administradores de páginas da web deverão migrar para a central do Bing.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições