Olho de camarão será base para fabricação de DVDs

Olho de camarão será base para fabricação de DVDs

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

Cientistas britânicos anunciaram neste domingo (25) que os incríveis olhos de um camarão gigante que vive na Grande Barreira de Corais da Austrália deve ser a chave para o desenvolvimento de um novo tipo de DVD player de alta qualidade.

O camarão mantis, também conhecido entre mergulhadores como "rachador de polegar" porque tem garras tão fortes que dizem ser o suficiente para triturar um dedo humano, tem os olhos mais complexos do reino animal.

Eles podem ver em 12 cores primárias, quatro vezes mais que os seres humanos, e também tem o poder de detectar diferentes tipos de polarização da luz, ou seja, a direção das ondas de luz, algo que tão rápido que não consegue ser captado pelos olhos humanos.

Um grupo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, analisou como os camarões conseguem essas façanhas, usando células sensíveis à luz que chegam até seus olhos.

Dispositivos que fazem parte de leitores de DVD e CDs fazem coisas semelhantes, mas funcionam bem apenas para uma cor, enquanto o olho do camarão opera quase perfeitamente em todo o campo visual.

A ideia dos pesquisadores é transferir a mesma habilidade de múltiplas cores para equipamentos que rodam DVD, o que resulta em um equipamento capaz de lidar com muito mais informações do que os aparelhos convencionais do mercado.

Nicholas Roberts, um dos estudiosos, disse que a novidade será muito útil.

''O mecanismo que encontramos nesse olho é desconhecido em aparelhos. E funciona muito bem, melhor que qualquer tentativa já feita para produzir um aparelho''.

Ele disse ainda que o sistema vai ser imitado em laboratório com o uso de cristais líquidos.

A pesquisa sobre o camarão mantis foi publicada na revista britânica Nature Photonics.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições