Pac Man aparece em lua de Saturno

Pac Man aparece em lua de Saturno

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

Ao mapear a temperatura de Mimas, uma das 53 luas conhecidas de Saturno, cientistas encontraram um curioso padrão em forma de Pac-Man.

Em 13 de fevereiro, a nave Cassini, da NASA, coletou dados com seu espectrômetro infravermelho com a maior resolução já obtida do gelado satélite.

Os resultados revelaram padrões surpreendentes, especialmente porque os pesquisadores esperavam encontrar pouca variação de temperatura - com picos à tarde na linha do equador.

Ao invés disso, a região mais quente era um dos lados do disco no horário da manhã ( -181º C). O resto da lua era muito mais fria, com -196º C. O pequeno ponto mais quente (-184º C), que parece ser a bolinha na boca do Pac Man,  existe devido às altas paredes de crateras que, com mais de cinco quilômetros de altura, prendem o calor.

Mas e a forma em V? O Pac Man em si?

Uma das possibilidades seria supor que as temperaturas estejam indicando diferentes texturas: o gelo mais denso conduz calor para longe da superfície, mantendo-a fria de dia; o gelo mais fragmentado, por outro lado, captura o calor do sol na superfície.

No entanto, mesmo que diferentes texturas expliquem a variação de temperatura, ainda é necessário entender por que essa fronteira é tão definida e não há uma faixa intermediária, na qual o solo se aquece gradualmente.

É possível que o impacto que gerou uma das crateras tenha derretido o gelo de Mimas e espalhado água na lua. Esse líquido pode ter congelado rapidamente formando uma superfície dura – no entanto, essa teoria tem falhas, já que é difícil entender por que ele ainda estaria intacto se meteoritos já deveriam tê-lo atingido.

Outra explicação seria o acúmulo de uma camada de minerais (como a sílica) ricos em carbono. Possivelmente por causa da poeira de meteoros existentes na lua. Conforme o Sol aquece e o vácuo do espaço evapora parte do gelo, o material mais escuro fica concentrado e é deixado para trás - expondo gelo novo e causando a diferença de texturas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições