Pacotão de dúvidas: escolhendo smartphones, 3D no PC, USB 3.0

Pacotão de dúvidas: escolhendo smartphones, 3D no PC, USB 3.0

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:15

v Quero um smartphone, mas a confusão é grande.

Estou querendo comprar meu primeiro smartphone, mas fico sempre com dúvidas de qual comprar, pois quando busco informações sempre tem os que exaltam uns e jogam morro a baixo outros e assim vai. Você poderia me dar algumas dicas para eu saber o que procurar para fazer a melhor escolha?

Franklin Carlos

Olá, Franklin!

A escolha de um Smartphone pode parecer controversa, afinal no mercado existem modelos para inúmeras necessidades e gostos. O fundamental ao optar por um determinado modelo é ter em mente o que você pretende usar. Como se trata de um aparelho celular com recursos avançados, seja de hardware, assim como dotado de funcionalidades que vão além de executar MP3, rádio, mensagens animadas.

Se a sua necessidade é navegar na internet, o ideal é um smartphone com uma tela grande, touchscreen é muito apreciável. Para essa funcionalidade é necessário testar qual o navegador disponível no aparelho. Isso influencia no conforto da navegação.

Se você não quiser gastar com plano de dados para navegar na internet, prefira um modelo que ofereça conexão por Wi-Fi, assim poderá obter acesso em qualquer rede sem fio que tiver permissão.

Câmeras de alta resolução são um diferencial, mas se esse recurso não é o seu objetivo principal, pagar mais caro por um aparelho somente por causa da câmera, pode não valer a pena. Capacidade de armazenamento (memória interna) é uma virtude muito útil quando o seu aparelho for usado para armazenar vídeos ou músicas. Alguns modelos possuem 2GB, 8GB, 16GB ou 32GB de memória interna, podendo ou não expandir através de cartões de memória.

Autonomia da bateria é outra característica que deve ser levada em consideração, pois ela varia conforme o uso do aparelho. Em casos que você usar por muitas horas a conexão com a internet, a carga poderá não ser suficiente para um dia inteiro.

Aqui existe um comparativo bem completo entre aparelhos e um detalhamento sobre as principais características de smartphones. E será que roda?

O que eu preciso para rodar jogos 3D no computador?

Leonardo Klein

Olá, Leonardo! Para que você possa executar jogos em 3D, primeiramente é preciso contar com uma placa de vídeo aceleradora. Mas a configuração mínima irá depender de quais jogos você pretende instalar em seu computador. Geralmente, na embalagem dos jogos estão descritos os requisitos mínimos de processador, memória RAM, espaço em disco, sistema operacional, versão do DirectX e quantidade da memória de vídeo da placa aceleradora. Essas configurações variam de jogo para jogo. Por essa razão, além de precisar de uma placa 3D, o conjunto do seu hardware deve ser levando em consideração. Transferência em alta velocidade

Já existem portas USB 3.0? Vale à pena investir nelas no PC?

Adalberto Poll dos Santos

Olá, Adalberto! Já existem no mercado diversos modelos de placas mãe que oferecem essa funcionalidade. Alguns contam com portas USB 2.0 e também 3.0. Também é possível adicionar uma placa PCI Express com portas USB 3.0 num equipamento mais antigo.

Como é uma tecnologia relativamente nova, muitos periféricos conectam-se pela USB2.0, então é preciso avaliar qual a sua necessidade e se o periférico que será conectado já suporta a nova especificação. Assim como na transição das versões anteriores de USB, agora não será diferente, os fabricantes irão lançar aos poucos novos dispositivos que irão usufruir com eficiência das taxas de transferência de dados em alta velocidade. Mesmo nos casos em que o equipamento conta apenas com o novo barramento, as versões anteriores de USB serão suportadas pelo conector.

E será que vai atrapalhar?

Como funcionam os controles sem fio dos videogames? Pode dar interferência com algum outro equipamento?

Genésio Barreto

Olá, Genésio! Os controles dos consoles mais avançados por padrão oferecem essa opção de conectividade. O uso de acessórios que se conectam sem a necessidade de cabos, sem dúvidas proporcionam além de mais conforto ao jogador, ampliam a experiência em games que exigem maior interação. A sua conectividade foi implementada usando Wi-Fi ou Bluetooth.

Já houve relatos de usuários em que foram descritas prováveis interferências com alguns modelos de televisores. Estes dispositivos foram projetados para que isso não ocorra, mas é importante salientar que no manual do usuário o fabricante especifica a frequência de transmissão de sinal o dispositivo irá operar, o qual a Anatel aprova ou não a comercialização, justamente para evitar problemas de interferência com outros dispositivos que usem a mesma tecnologia.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições