Para fugir da mesmice, câmeras adotam redes sociais e até GPS

Para fugir da mesmice, câmeras adotam redes sociais e até GPS

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

Bastante populares, as câmeras digitais compactas têm cada vez mais custo e recursos parecidos. Assim, como escolher uma máquina que apresente algo realmente inovador? O G1 encontrou e testou alguns modelos interessantes disponíveis no mercado, que oferecem conexão a redes sociais, marcação do local exato de onde foi tirada a foto, tela touchscreen e até display frontal para tirar autorretrato.

São eles:

- Samsung ST550

- Samsung ST1000

- Panasonic TS1

- Nikon S1000PJ

Conectividade em alta

O grande apelo do modelo ST1000, da Samsung, é a capacidade de compartilhar as fotos por meio de uma rede sem fio ou de conexão Bluetooth para aparelhos compatíveis, como celulares, por exemplo.

No modo de compartilhamento para a web, uma vez autenticado na rede Wi-Fi e nos serviços on-line Picasa, Facebook ou Youtube, basta selecionar a foto que você deseja publicar e arrastá-la para uma barra no topo da tela.

Utilizando a tela sensível ao toque, a operação é bastante simples. A redução da resolução para até 2 MP é automática e o usuário não precisa se preocupar se o arquivo ficará muito grande. Para os vídeos, se desejar fazer o upload para o Youtube, a opção é gravar as imagens no formato de 320x240 pixels otimizado para web.

Aliado a isso, o modelo ainda conta com GPS, que captura as informações geográficas, gravando a longitude e latitude do local onde se está tirando a foto, diretamente na câmera (o chamado ''geotagging''). Assim, você poderá marcar suas fotos por localização e classificá-las por cidade. Isso também vai facilitar o gerenciamento de grandes volumes de imagens no álbum que vem embutido na máquina fotográfica ou em um software ao transferi-las para o computador.

Melhorando a aparência

Apesar da ST550 não ter as mesmas opções de conectividade, ela conta com uma boa tela sensível ao toque e um segundo display, extremamente útil e prático, localizado na parte frontal da câ mera. Com a segunda tela, é muito fácil tirar autorretratos. Mas a máquina não para por aí: é possível configurar o display para exibir a animação de um palhaço para atrair a atenção de crianças para lente. Quem já tentou tirar fotos da gurizada sabe que não é fácil fazê-los ''olharem o passarinho''.

Recursos comuns às duas câmeras são: Beauty Shot, quando a câmera tira uma foto e já consegue realizar alguns ajustes na aparência da pessoa sem a necessidade de uma edição manual; Guia de Enquadramento, para iniciantes ou para aqueles que costumam cortar a cabeça dos outros, a câmera exibe no display linhas horizontais e verticais que auxiliam na hora de fotografar.

Comandos com gestos

Um sensor de aceleração integrado faz com que, ao girar a câmera de lado ou incliná-la, ela comece a exibir as fotos. Também é possível marcar as imagens como favoritas ou protegê-las de serem apagadas acidentalmente.

O que não pode passar despercebido é a velocidade com que ela liga: um segundo, aproximadamente. Isso é bom pra capturar algo que surge de repente e não dá para esperar todo um processo de inicialização.

À prova de descuidos

Já a Panasonic, com seu modelo Lumix TS1, de 12.1MP, aposta na robustez e na resistência para emplacar seu modelo. Para quem adora levar a máquina para a praia ou para piscina, ou é meio estabanado, ela uma ótima opção, porque é à prova d'água (até 3m por 60min) e à queda (até 1,5m), além de resistir bem a ambientes empoeirados e com areia.

Com o modo Underwater, as filmagens subaquáticas em alta definição são otimizadas para um melhor desempenho e clareza nas imagens.

O aparelho possui 7 modos de fotografia, além dos 24 perfis que se adaptam à imagem que você quer registrar, no modo SCN (cenário). Eles vão desde a fotos de alimentos para bebês, passando por festa e suavização da pele.

Projetor portátil

A Nikon S1000pj traz embutido um projetor. Funciona como um verdadeiro data show com direito a controle remoto para passar os slides ou reprodução de filmes e também para ajustar o volume.

Entretanto, para se conseguir ver a imagem projetada, recomenda-se um fundo branco e um ambiente o mais escuro possível. Quanto mais longe o projetor fica da parede, mais esmaecidas ficam as imagens.

No mais, tem um autofoco bastante rápido e também conta com suavização da pele e 17 perfis de cena. Assim como a Panasonic e a Samsung ST550, vem com cabo para ligar na TV, sem falar no seu manual bastante detalhado para o usuário não ficar com dúvidas sobre o seu funcionamento e recursos.

Por Gabriel dos Anjos

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições