MENU

Patente de VoIP coloca gigantes no banco dos réus

Patente de VoIP coloca gigantes no banco dos réus

Atualizado: Quinta-feira, 3 Março de 2011 as 11:45

Advogados da Bear Creek Technologies abriram um processo contra 23 grandes empresas americanas de telecomunicações, incluindo Verizon, Qwest, AT&T, Vonage e CenturyLink, alegando que eles violam uma patente da tecnologia VoIP relacionada à interconexão.

A ação alega que Joe Thompson, fundador da Bear Creek, “imaginou um paradigma em que o VoIP cooperaria com os equipamentos de telefonia padrão, com a mudança e entroncamento da infraestrutura já existente”. Em 1996, Thompson teria feito um pedido de patente, de acordo com artigo publicado na CED Magazine.

A patente registrada nos EUA sob o número 7889722, intitulada “Sistema de Interconexão para Equipamentos de Telefonia Padrão com Redes de Protocolo de Internet”, foi emitida em 15 de fevereiro deste ano.

A Bear Creek não parece ser uma aproveitadora, do tipo que costuma comprar patentes para, em seguida, começar processos legais contra empresas que aparentemente violam estes documentos. É uma empresa pequena do Alabama que vende um pacote de softwares de gestão de redes chamado TrafficWise, portanto de atuação já consolidada.

Processos por violação de patentes em produtos VoIP não são novidade nos EUA. Principalmente em 2008 e 2009, várias ações foram movidas, conforme os sistemas de voz sobre IP começavam a ganhar participação de mercado, com empresas como Sprint e Verizon assumindo vários desses registros. Os resultados nesses casos foram duvidosos, por isso o processo da Bear Creek é visto com interesse neste momento.    

veja também