MENU

Peixe robô engana cardumes

Peixe robô engana cardumes

Atualizado: Terça-feira, 29 Junho de 2010 as 10:46

Cientistas da Universidade Leeds criaram um peixe robô que, de tão perfeito, engana os próprios cardumes. O experimento aumenta a possibilidade de estudar comportamento dos peixes e dinâmica de gruposCientistas da Universidade Leeds criaram um peixe robô que, de tão perfeito, engana os próprios cardumes.

O experimento aumenta a possibilidade de estudar comportamento dos peixes e dinâmica de grupos. Além disso, as informações coletadas pelo Robofish, como foi batizado, podem ajudar nos cuidados com o meio ambiente, estudando as rotas migratórias dos animais e o impacto humano em seu habitat.

Liderada pelo pesquisador Jolyon Faria, a equipe criou um modelo com barbatanas de acetato, pintado de forma a se misturar com o cardume estudado. O objetivo era provar que robô poderia ser aceito pelo cardume e a principal preocupação era com o cheiro, já que os peixes usam químicos para se identificar.

No entanto, ao ser colocado em um tanque, o Robofish enganou o cardume e até mesmo liderou o grupo em movimentos. Programado para se locomover um pouco mais rápido do que a média, o robô foi visto como líder pelos outros peixes, que, em sua presença, deixaram o tanque em direção a uma outra área de experimento de forma muito mais rápida.

O trabalho foi publicado na Behavioural Ecology and Sociobiology

Postado por: Cristiano Bitencourt

veja também