Peritos britânicos usam Twitter para mostrar detalhes de cenas

Peritos britânicos usam Twitter para mostrar detalhes de cenas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Peritos criminais britânicos decidiram usar o site de microblogs Twitter para enviar, por um período de 24 horas, mensagens diretamente das cenas dos crimes, em uma tentativa de desmistificar a profissão, que ganhou destaque devido a programas de TV como a série CSI.

A maratona no Twitter começou na manhã desta quinta-feira (7h30 horário local, 5h30 em Brasília) e vai atingir as mais de 8 mil pessoas que seguem a Polícia da região de West Midlands por meio do perfil @brumpolice.

O projeto foi aprovado pelos chefes de ciência forense da região depois que os seguidores da polícia no Twitter disseram que queriam saber mais sobre o trabalho dos chamados FSI (Forensic Scene Investigators).

Peritos prometeram publicar fotos de equipamentos e aconselhar o público sobre como preservar provas (Foto: West Midlands Police/BBC) Mitos

A gerente de perícia forense Helen Evans, que deu início à maratona no Twitter, disse: 'Esperamos cativar nossos seguidores com os tweets (mensagens no Twitter) e dividir um pouco do trabalho que é feito diariamente'.

'A maioria das pessoas acha que a função é semelhante ao mostrado na série CSI ou outros programas americanos, então esperamos acabar com alguns mitos e, ao mesmo tempo, mostrar o quão variado e complicado o papel de um verdadeiro perito criminal pode ser', disse ela.

Em um dos tweets, por exemplo, Evans escreveu a partir do local de uma tentativa de roubo, onde havia vidro quebrado e sangue: 'Não é exatamente como no CSI da TV... Normalmente levamos 8 horas para extrair DNA de sangue (não 8 minutos!)'.

Mais tarde, quando examinava um carro roubado, ela disse que iria procurar impressões digitais.

'O carro é prateado, então vou usar um pó de cor diferente.'

'A escova e pó escolhidos dependem da cor, textura e condição do item sendo examinado à procura de impressões digitais', explicou Evans no Twitter.

Cuidado

O perito Kevin Ramsay, que faz os turnos da tarde e noite, afirmou que as informações reveladas no Twitter não vão comprometer investigações.

'Não vamos entrar em detalhes que possam prejudicar as investigações, mas vamos tentar tornar a coisa interessante, para que as pessoas possam relacionar a realidade aos diferentes programas de TV a que eles assistiram.'

Os peritos prometeram também publicar fotos de equipamentos e aconselhar o público sobre como preservar provas, caso eles sejam vítimas de um crime.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições