Em uma pesquisa realizada pela ChangeWay, com 1.600 departamentos de compras de empresas ligadas ao setor de TI, sobre que sistema estão usando para plataformas móveis, a RIM (BlackBerry) continuou com a liderança. Mas esse último levantamento (agosto) apontou que a participação no setor caiu 3 %, de 66% para 63%. No vácuo dessa tendência, os aparelhos Android avançaram dos 10 pontos percentuais registrados há dois meses, para casa dos 16%, lembrando que em novembro de 2009, o Android ocupava apenas 3% das intenções de escolha por plataformas móveis.
Marcas Entre as empresas que colhem os frutos dessa crescente predileção por sistemas Android, estão a HTC e a Motorola. Ambas vem experimentando um aumento na demanda desde maio de 2010. Se, em maio deste ano, 10% das pessoas entrevistadas falavam em comprar aparelhos da HTC (como o EVO 4G e o Droid Incredible), em agosto, 16% apontaram a marca taiwanesa como fornecedora de seu próximo aparelho nos próximos três meses.
Os últimos números apresentados pela ComScore demonstram o Android ultrapassando as intenções de compra se comparado ao Windows Mobile no mercado dos EUA e assumindo o terceiro lugar. Paralelamente, uma pesquisa da Gardner apontou que o Android está perto de chegar ao segundo lugar no ranking de plataformas móveis e irá bater o iPhone e o BlackBerry, ficando atrás apenas do líder Symbian, da Nokia.
Sobe e desce Voltando à pesquisa inicial. O iOS, da Apple, cresceu 1%, indo de 30% para 31%; ao passo que o Windows Mobile, a ser substituído pela Windows Phone 7, caiu de 10 para 9 pontos percentuais.
Pesquisador sênior da Forrester, Andrew Jaquith, afirmou em uma recente entrevista com a Network World, acreditar que a ascensão do Android dentro das empresas se dê de baixo para cima, diferente do que ocorreu com o iPhone, trazido para dentro do universo corporativo pelos executivos. Resta saber se o Android trará as configurações de segurança exigidas pelas empresas. Em parte, esses aplicativos mais seguros surgem na medida que cresce a demanda por conexões robustas usando essa plataforma.
Em números gerais, 35% dos entrevistados afirmaram planejar a compra de algum smartphone nos próximos três meses, 1% a menos que em maio.
Postado por: Guilherme Pilão
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