Pesquisador revela software oculto que rastreia usuários de Android

Pesquisador revela software oculto que rastreia usuários de Android

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:19

Software grava os botões pressionados pelo

usuário, resultados de buscas e mensagens

(Foto: Stan Honda/File/AFP) Um pesquisador de segurança de smartphones descobriu um programa oculto que rastreia a atividade de usuários em aparelhos Android, BlackBerry e Nokia. Em um vídeo publicado na segunda-feira (28), Trevor Eckhart expôs como funciona o “Carrier IQ” ( veja ).

O vídeo de Eckhart mostra que o software se esconde em um smartphone Android gravando as ações do usuário no teclado do aparelho, como os botões que ele pressiona, suas pesquisas na internet, mensagens de texto e suas localizações.

No vídeo, Eckhart digita uma mensagem de texto, como “Olá, mundo!”, e logo depois ela aparece no aplicativo do “Carrier IQ” do celular Android. De acordo com a demonstração de Eckhart, o software é difícil de ser encontrado e não pode ser desligado.

A empresa responsável pelo software se defendeu dizendo que se trata de uma ferramenta para operadores de redes móveis. “Nosso software é projetado para ajudar os provedores de redes móveis a diagnosticar problemas críticos, como perda de chamadas e queda na bateria”, disse a IQ em um comunicado à imprensa. Ela negou que o software rastreie os usuários de smartphones.

A companhia tentou silenciar Echkart com uma carta ameaçando tomar medidas legais, mas recuou depois que os advogados da Electronic Frontier Foundation (EFF) saíram em sua defesa. Eckhart disse que queria saber mais detalhes sobre por que o software “Carrier QI” recolhe informações e com quem eles as compartilham.        

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições