PlayStation 3 volta a funcionar sem intervenção da Sony

PlayStation 3 volta a funcionar sem intervenção da Sony

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

Após o "apagão" que durou 24 horas, os consoles PlayStation 3 que tiveram problemas para rodar jogos entre domingo (28) e segunda-feira (1º) voltaram a funcionar normalmente, sem nenhuma intervenção da Sony. O problema, ocasionado por um bug no calendário do sistema operacional do videogame que apresentava uma falha ao tentar sincronizar dados com a rede on-line PlayStation Network (PSN), foi corrigido com mudança automática na data.

Durante toda a segunda-feira (1º), a Sony disse ter trabalhado com engenheiros no Japão e nos Estados Unidos para solucionar o problema. Ela solicitou até que os usuários não utilizassem o PlayStation 3, pedindo 24 horas para trazer uma solução. A empresa, no entanto, aguardava que a data do sistema do console passasse de 29 de fevereiro de 2010, dia que não existe, para o dia 1º de março automaticamente, fato que acabou corrigindo o problema.

Em comunicado oficial, a Sony disse que tem conhecimento da existência do bug no calendário do PS3, que faz com que 2010 seja reconhecido como um ano bissexto. "Com a mudança automática no calendário, verificamos que os sintomas foram resolvidos e os usuários podem jogar seus consoles normalmente".

Entretanto, quando o calendário pulou de dia, muitos gamers relataram que a data, que deveria estar no dia 1º de março, pulou para o dia 29 dos meses de março, abril e maio. De acordo com a Sony, basta corrigir a data nas configurações do aparelho. "Caso a data do sistema esteja incorreta, o usuário poderá ajustá-la manualmente ou pela internet no menu do PlayStation", afirmava em comunicado. 

Na internet, a falha generalizada de sistema foi amplamente comentada em fóruns especializados em videogames, em blogs e no Twitter. Os usuários do console apelidaram o evento de proporções mundiais de "ApocalyPS3" ou "ApocaliPS3", em português, em alusão às palavras apocalipse e a abreviação do nome do PlayStation 3. O serviço de microblog serviu para ajudar gamers a descobrir quando que os aparelhos voltariam a funcionar. Alguns jogadores relatam a perda de Troféus, uma premiação extra ao realizar tarefas específicas dentro dos jogos, após o problema. O G1 também fez o teste na noite desta segunda-feira (1º) e o serviço funcionou normalmente, com todos os Troféus intactos.

O problema atingiu quase todos os consoles da linha "fat" do PlayStation 3, ou seja, os primeiros modelos fabricados até início de 2009. Os modelos mais recentes, da linha "slim" não foram atingidos pelo bug no calendário. Pelos números de vendas da Sony, estima-se que cerca de 24 milhões de jogadores podem ter sido afetados pelo problema de proporções mundiais.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições