MENU

Plutóide é a nova classificação para corpos celestes semelhantes a Plutão

Plutóide é a nova classificação para corpos celestes semelhantes a Plutão

Atualizado: Terça-feira, 17 Junho de 2008 as 12

A União Astronômica Internacional decidiu que os pequenos corpos celestes semelhantes a Plutão, pequenos demais para serem chamados de planetas, deverão ser classificados como plutóides. Os dois plutóides conhecidos atualmente são o próprio Plutão e Eris.

É a seguinte a definição para plutóide: "Plutóides são corpos celestiais em órbita ao redor do Sol a uma distância maior do que a de Netuno, que têm massa suficiente para que sua autogravidade supere as forças rígidas de seu material formador, de forma que eles assumam um formato com equilíbrio hidrostático (quase-esférico), e que não tenham destruído outros corpos ao redor de sua órbita."

Esta definição exclui Ceres. Como ele se localiza no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, Ceres continuará sendo chamado de planeta-anão. A justificativa, bastante questionável, é a de que "O conhecimento científico atual dá credibilidade à crença de que Ceres é o único objeto do seu tipo."

Outro fator complicador na classificação é que, para ser chamado de plutóide, o corpo celeste deve apresentar um determinado brilho: "uma magnitude absoluta mais brilhante do que H = +1," em termos técnicos. Isso poderá fazer com que um corpo celeste de tamanho semelhante ao de Plutão, mas com uma superfície que reflita luz de forma diferente, não possa ser classificado como plutóide.

A União Astronômica Internacional reúne quase 10.000 astrônomos do mundo inteiro. Dois astrônomos, em especial, têm ganho grande espaço na mídia como críticos da nova classificação. Ambos, porém, , têm claros interesses no assunto.

O primeiro é Alan Stern, que coordena uma missão da NASA a Plutão e gostaria de explorar um planeta e não um plutóide. O segundo é Michael Brown, um dos descobridores do agora plutóide Eris, e que gostaria de passar para a história como descobridor de um planeta.

veja também