Polícia Federal lança software para apoiar combate ao tráfico de drogas

Polícia Federal lança software para apoiar combate ao tráfico de drogas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Será lançado hoje, dia 18 de novembro, o novo sistema de apoio ao Departamento de Polícia Federal (DPF) no controle e fiscalização de produtos químicos. Batizado de Siproquim (Sistema de Controle de Produtos Químicos), o software foi desenvolvido no Brasil e vai apoiar o combate ao tráfico de drogas no país.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, abriu a cerimônia de lançamento, às 9 horas, no Salão Negro do Ministério da Justiça.

O sistema, que vai auxiliar o monitoramento das substâncias que podem ser usadas na fabricação de drogas, cobre toda a cadeia produtiva (fabricantes, transportadoras, empresas que comercializam o produto etc), por meio de cruzamento de dados e identificação de indícios de irregularidades.

Todas as empresas que atuam no setor terão que se cadastrar. O sistema vem operando parcialmente desde fevereiro e, a partir deste mês, funcionará integralmente.

Até agora, existem cerca de 20 mil empresas ativas no Siproquim. De acordo com a Lei nº 10.357 de 2001, produtos químicos passíveis de utilização na produção de cocaína têm que ser controlados e fiscalizados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições