Polícia usa Facebook para aplicar multas de trânsito

Polícia usa Facebook para aplicar multas de trânsito

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Policiais de trânsito de Nova Deli, capital da Índia, estão usando o Facebook para multar motoristas que cometem infrações nas ruas da cidade. A ideia começou há dois meses, e se baseia em denúncias de usuários do site, que fotografam pessoas infringindo as normas de trânsito e publicam as imagens, com o número da placa dos veículos, na rede social. De acordo com o jornal The New York Times , 665 multas já foram emitidas desta forma. Até agora, quase 20 mil pessoas já são fãs da página da polícia de trânsito de Nova Deli no Facebook . Por meio do novo recurso, já foram enviadas cerca de três mil fotos e dezenas de vídeos que mostram motociclistas sem capacete, carros parados sobre faixas de pedestres, motoristas falando ao celular, entre outras infrações. Apesar de algumas críticas com relação à invasão de privacidade, a resposta da população tem sido positiva, disse Satyendra Garg, um dos encarregados pelo trânsito na cidade, ao The New York Times. Com apenas cinco mil policiais de trânsito em uma cidade de 12 milhões de pessoas, o Facebook tem se tornado uma arma bastante útil no combate à direção irresponsável, de acordo com Garg.

A possibilidade de fotos serem manipuladas digitalmente por programas como Photoshop, de modo a incriminar pessoas inocentes, não é ignorada pela polícia. Segundo o oficial, todos os motoristas podem contestar as multas recebidas caso achem que foram erroneamente acusados.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições