MENU

Primeiro jornal para iPad tem prejuízo de US$ 10 milhões no trimestre

Primeiro jornal para iPad tem prejuízo de US$ 10 milhões no trimestre

Atualizado: Quinta-feira, 5 Maio de 2011 as 4:51

News Corp anunciou prejuízo de US$ 10 milhões no terceiro trimestre do ano fiscal com a operação do "The Daily", jornal digital disponível para usuários de iPad. Anunciado em fevereiro pelo magnata Rupert Murdoch, CEO do conglomerado de mídia, o "The Daily" começou a cobrar no final de março o valor de US$ 40 pela assinatura anual, ou US$ 1 para ter acesso ao jornal por uma semana.

De acordo com o executivo da News Corp Chase Carey, mais de 800 mil pessoas baixaram o aplicativo para iPad que dá acesso ao jornal digital desde o lançamento da publicação. A empresa não divulgou o número de usuários que, após o período inicial de testes, decidiu pagar pelo jornal eletrônico.

As perdas neste período inicial eram esperadas, segundo Carey, já que apenas recentemente a empresa passou a cobrar pelo jornal, que tem um custo de produção semanal de cerca de US$ 500 mil, a maior parte em salários para jornalistas, diagramadores, programadores e outros profissionais contratados pela publicação.

Até o final do ano fiscal norte-americano, em junho de 2011, a News Corp espera ter investido cerca de US$ 30 milhões na publicação. "Estamos nos primeiros dias de um novo produto. É um trabalho em andamento, estamos testando a tecnologia e refinando o conteúdo, e o mercado de tablets ainda está na infância", afirmou Carey.

Os investimentos no "The Daily" se juntaram à queda no faturamento de jornais impressos no Reino Unido e na Austrália e afetaram o lucro operacional da divisão de publicações da News Corp, que caiu US$ 82 milhões no trimestre.

A alta no faturamento da área de operações de TV e TV por assinatura, no entanto, minimizaram a queda nos números do grupo, que é dono da agência de notícias Reuters, do jornal britânico "The Times", da rede de TV americana Fox e da TV por assinatura Sky.  

veja também