MENU

'Pro Evolution Soccer 2011 3D' desaponta os fãs de futebol no 3DS

'Pro Evolution Soccer 2011 3D' desaponta os fãs de futebol no 3DS

Atualizado: Sexta-feira, 21 Janeiro de 2011 as 1:43

“Desenvolvido exclusivamente para o Nintendo 3DS, ‘Pro Evolution Soccer 2011 3D’ oferece uma melhor experiência de jogo, unindo controles precisos com a imersão do 3D”, diz o comunicado para a imprensa da produtora do jogo de futebol, a Konami. “O jogo é uma versão do mesmo título para PSP só que com 3D”, disse Robert Santini, assessor de imprensa da companhia japonesa, durante o evento de apresentação do portátil da Nintendo na quarta-feira (19) em Nova York. Traduzindo: o jogo se baseia em uma das piores versões do título de futebol.

Desde o primeiro minuto de jogo fica evidente a falta de tato da Konami para fazer um game que consiga ter boa jogabilidade e um visual que se equipare à outros títulos feitos por empresas terceirizadas (third parties) para o Nintendo 3DS. Além de o game ser lento e os controles apresentarem péssima resposta, a escolha da câmera atrapalha qualquer tentativa de se ter uma boa partida de futebol.     Pelo menos na demonstração, a câmera era igual a do modo “Become a Legend”, em que o jogador seleciona um atleta e deve atuar em campo como tal. Entretanto, na versão do 3DS, todos os jogadores são controlados, fazendo com que a câmera se mova em excesso a cada passe, prejudicando o andamento da partida.     Embora a Konami afirme que a visão tradicional, mostrando mais do gramado, esteja presente na versão final, o que certamente melhoraria o game, os problemas não param por aí. A versão apresentada no evento sofria com lentidão de resposta dos comandos. Ao pressionar o botão de passe, levava certo tempo para o jogador responder com a ação, tempo este em que o adversário conseguia roubar a bola.

O efeito 3D, contudo, auxilia na noção de espaço. O gamer consegue ver a distância que o outro jogador está, conseguindo acertar a força do passe com maior facilidade. O mesmo ocorre nos chutes ao gol. O controle analógico do aparelho auxilia nos controles, uma novidade que os fãs da franquia nos portáteis irão receber de braços abertos.

Ainda há tempo para a Konami trabalhar no título, um dos seus mais preciosos. Se nada for feito, “PES 2011 3D” irá perder de goleada para os concorrentes – mais uma vez.    

veja também