MENU

Protótipo de exploração lunar é testado pela Nasa no Arizona

Protótipo de exploração lunar é testado pela Nasa no Arizona

Atualizado: Quinta-feira, 16 Setembro de 2010 as 4:54

A Nasa, a agência espacial americana, testou no deserto do Arizona o protótipo Athlete (de All-Terrain Hex-Limbed Extra-Terrestrial Explorer), veículo de exploração lunar – e no futuro, da superfície de Marte – que será usado na movimentação de cargas pesadas.

Por duas semanas, encerradas na quarta-feira (15), a Nasa pôs à prova uma série de equipamentos desenvolvidos pela equipe do programa Desert RATS (de Research and Technology Studies). A maratona, realizada todos os anos, é uma oportunidade para que engenheiros e cientistas verifiquem o desempenho de jipes lunares e outras novas tecnologias.

Outro equipamento que foi testado no deserto foi o Centauro 2 , veículo que servirá de base para robôs humanóides como o R2 , que segue para a Estação Espacial Internacional em novembro.

O Desert RATS, envolve pessoal de vários centros da Nasa, de universidades e de outras organizações. Seu objetivo é criar sistemas e equipamentos "humano-robóticos" para exploração da Lua, de Marte e até mesmo de asteroides.

Postado por: Thatiane de Souza

veja também