Quadrilhas online faturam com remédios falsos para a gripe suína

Quadrilhas online faturam com remédios falsos para a gripe suína

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:28

Quadrilhas estão faturando milhões de dólares com a gripe H1N1 (também chamada de gripe ''A'' ou suína), vendendo remédios falsificados pela internet, informou uma companhia de segurança de computadores nesta segunda-feira (16).

A Sophos, uma produtora britânica de software de segurança, anunciou ter interceptado milhões de mensagens de spam e sites contendo falsas mensagens farmacêuticas este ano, muitos dos quais oferecendo versões falsificadas de remédios de combate ao vírus H1N1, como o Tamiflu.

O Tamiflu, um medicamento comercializado pela Roche e conhecido em sua forma genérica como oseltamivir, é a principal droga recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para tratar e desacelerar o avanço dos sintomas da gripe. A GlaxoSmithKline produz o Relenza, outro medicamento antivírus usado no combate à gripe.

A Sophos disse que muitas das quadrilhas que divulgam esses anúncios operam a partir da Rússia e que os cinco países em que mais se compram versões falsas do Tamiflu e outros remédios online são os Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido, Canadá e França.

Graham Cluley, porta-voz da Sophos, disse que uma ''tendência preocupante'' de formação de estoques já havia sido vista na Grã-Bretanha, região europeia mais atingida pela gripe suína até o momento.

''À medida que mais casos de gripe suína vêm à luz, é essencial que resistamos à tentação, gerada pelo pânico, de adquirir Tamiflu online''.

Ele acrescenta que as quadrilhas que trabalham nos bastidores por meio de falsas drogarias online colocam a saúde, as informações pessoais e os detalhes de cartões de crédito de seus clientes em risco.

A OMS, sediada em Genebra, que declarou a gripe provocada pelo H1N1 uma pandemia em junho, atualizou sua orientação aos médicos na semana passada e determinou que medicamentos devem ser administrados antes mesmo de testes que provem que um paciente em risco porta o vírus.

A Sophos informou que as quadrilhas operam sites de vendas de remédios identificados como ''Canadian Pharmacy'' para se fazerem passar por páginas legítimas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições