Quebrou a tela de seu smartphone, tablet ou notebook? Veja o que fazer

Quebrou a tela de seu smartphone, tablet ou notebook?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:13

Existe um conflito constante entre dispositivos eletrônicos e a gravidade. Basta um vacilo – como falta de cuidado ao tirar o smartphone do bolso ou deixar cair algo pesado em cima do notebook – e pronto: mais uma tela é danificada. Somando a gravidade ao fato de existir muitos aparelhos de tela grande sensíveis ao toque, o normal é que os usuários, cada vez mais, estraguem seus dispositivos por falta de atenção.
Por isso, o UOL Tecnologia reuniu dicas de especialistas sobre o que fazer quando o usuário danifica a tela de seu smartphone, tablet ou mesmo do notebook. Veja abaixo algumas dicas.


Quebrou, e agora? 
Quando o portátil apresenta problemas na tela, o primeiro passo é procurar um serviço autorizado.

Caso o aparelho esteja na garantia (que, geralmente, é de um ano), o comum é que a companhia dê um aparelho novo ao usuário ou simplesmente troque a peça danificada. Mas isso somente quando o problema não for causado pelo usuário. É importante ressaltar que a cobertura deixa de valer nos casos de mau uso -- mesmo durante o tempo de garantia. Ou seja: se deixar o aparelho cair no chão ou se derrubar o smartphone na privada, o conserto fica por sua conta.


“O contato com a assistência técnica é importante, pois pode ser que o dispositivo tenha chegado ao mercado com algum problema de fabricação”, disse Luciano Abreu, especialista em Apple da assistência técnica A.Interface. Neste caso, complementa, a empresa tem obrigação de consertar o problema.

Sem garantia
Caso o aparelho não tenha mais garantia, as próprias assistências técnicas oferecem serviços de troca de telas. A troca da tela de um iPhone, nesse tipo de estabelecimento, custa em média R$ 400 (incluindo peça e o serviço do técnico).


Porém, há empresas de manutenção que realizam um trabalho semelhante ao das assistências. No entanto, as peças, muitas vezes, não são oficiais. “Caso o usuário não queira utilizar o serviço de autorizadas, que geralmente é caro, ele deve procurar empresas de manutenção especializadas neste tipo de serviço”, disse Nestor Oliveira, coordenador do curso de hardware da Impacta.
O preço da troca de tela em smartphones sensíveis ao toque pode variar de R$ 320 a R$ 480, afirmou Oliveira. Segundo ele, o preço muda, basicamente, conforme o tamanho da tela e o material de que é feito. Telas Amoled, por exemplo, são mais caras por apresentarem resolução e nitidez melhores.


“Vale a pena fazer orçamento em diferentes assistências. Como nós não tabelamos preços de serviço, é possível que ele encontre uma boa oferta”, ressaltou Arlindo Valdez, gerente do departamento técnico da Samsung.
Dispositivos móveis como o do iPad não têm serviço de manutenção oficial do aparelho fora de garantia, mesmo em assistências autorizadas. Apesar de a empresa ainda não vender oficialmente iPads fabricados no Brasil, quem tiver problema com a tela do tablet  pode procurar alguma assistência técnica (veja no site da companhia), entregar o aparelho e conseguir um desconto na compra de um novo. Isso vale mesmo para quem comprou o aparelho no exterior.


Notebooks 
O cenário para o notebook sem garantia é melhor do que para smartphones e tablets. Isso porque os notebooks já são populares no mercado brasileiro, segundo Oliveira, da Impacta. Em função disso, é mais fácil achar assistências técnicas não autorizadas e que oferecem o serviço de troca de telas a um bom preço.

Segundo lojas consultadas pela reportagem, o preço pode variar entre R$ 350 a R$ 500. Porém, como no caso dos smartphones, o valor é alterado conforme a tecnologia da tela. Se for LED, por exemplo, será mais cara.

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