Recenseadores tentam desbloquear aparelhos

Recenseadores tentam desbloquear aparelhos

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

Mal começaram a trabalhar com os PDAs (Personal Digital Assistant), smartphones que serão usados durante o Censo, e alguns funcionários já pensam em desbloquear o aparelho. No Yahoo! Respostas existe um tópico em que alguns funcionários do IBGE trocam informações sobre a ação . "Os recenseadores têm o computador de mão, e ele possui o aplicativo para a colheita de dados. Alguém sabe como sair dele e usar o aparelho normalmente?", pergunta um primeiro.

"Pelo que pude ver, o aparelho recebeu um programa proprietário, ou seja, a fabricante provavelmente produziu o software de acordo com as especificações do IBGE", responde outro.

Realmente, os smartphones LG GM750 fornecidos pelo Governo aos recenseadores vêm com um sistema proprietário baseado em Windows Mobile e com as funções 3G e de telefonia bloqueadas de fábrica.

Segundo a assessoria de imprensa do IBGE, ao serem contratados, os funcionários assinam um termo de responsabilidade e se comprometem em devolver os aparelhos no final dos trabalhos.

No futuro, os PDAs receberão outros aplicativos e serão reutilizados em novos trabalhos de campo. Parte dos 220 mil dispositivos que serão usados neste censo já foi utilizada no Censo Agropecuário de 2007.

Para esta edição do Censo, o Governo adquiriu 150 mil smartphones modelo LG GM750 pelo valor de 82 milhões de reais. O vencedor da licitação foi o consórcio Daruma/LG.

Pela primeira vez, o Censo poderá ser respondido online.

A coleta das informações junto à população será 100% digital. Para garantir a sua confiabilidade, os dados serão criptografados.

O Censo 2010 começou no domingo (1) e vai até o dia 31 de outubro. O relatório final será apresentado no dia 27 de novembro.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições