Rio sedia TEDxSudeste, evento regional de ideias inovadoras

Rio sedia TEDxSudeste, evento regional de ideias inovadoras

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

  O Rio de Janeiro será palco neste sábado (8) do TEDxSudeste, versão independente da que é considerada a maior conferência de ideias inspiradoras do mundo, o TED. A sigla vem de Technology, Entertainment and Design (Tecnologia, Entretenimento e Design) e o evento, que ocorreu pela primeira vez em 1984, nos Estados Unidos, já contou com palestrantes como o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton; o fundador da Microsoft, Bill Gates; o cantor e ativista Bono Vox, entre outros.

Com o lema "Ideias que merecem ser espalhadas", o evento apresentará a cariocas e visitantes ideias inovadoras e colaborativas colocadas em prática no Brasil e no mundo, em várias áreas. De acordo com os organizadores, o TEDxSudeste – que será realizado no Planetário, na Gávea, Zona Sul da cidade – terá transmissão ao vivo pela internet, no site oficial do evento .

Na área de tecnologia, por exemplo, o carioca Pedro Franceschi, de 13 anos, falará sobre sua experiência como "ex-hacker". Depois de desbloquear muitos iPhones, Pedro hoje é desenvolvedor de aplicativos para o próprio smartphone da Apple e iPod.

Com muitos anos de estrada à frente do jovem Pedro, o norte-americano John Perry Barlow também será um dos palestrantes do evento. Considerado o criador do termo "ciberespaço", o letrista da banda Grateful Dead é fundador-presidente da Electronic Frontier Foundation (EFF), entidade que media conflitos entre o mundo real e o virtual.

Também estarão presentes Rodrigo Pimentel, ex-integrante do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), consultor em segurança pública, escritor, produtor de cinema e roteirista dos filmes "Tropa de Elite" e "Tropa de Elite 2"; Rodrigo Baggio, fundador do Comitê para Democratização da Informática (CDI) – pioneiro em inclusão digital na América Latina; Ronaldo Monteiro, ex-sequestrador e ex-detento, que hoje é professor de informática; entre outros palestrantes nacionais e internacionais.

"Nosso objetivo é mostrar para a sociedade que pessoas simples, comuns, podem fazer a diferença. Basta compartilhar as boas idéias para colocá-las em prática e causar a transformação", explica Leonardo Eloi, um dos organizadores da edição brasileira do evento. "O TEDxSudeste quer criar motivação, mostrar que juntos a gente pode mais, aplicando em vários setores, inclusive na tecnologia", completou, acrescentando que todos os organizadores e participantes são voluntários.   fonte: globo.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições