Robô terrestre se transforma em voador no estilo Transformers

Robô terrestre se transforma em voador no estilo Transformers

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

Pesquisadores da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, criaram um robô capaz de se movimentar tanto no chão quando no ar com a mesma destreza. E mais, ele se transforma rapidamente, de forma semelhante aos Autobots e os Decepticons do longa Transformers.

Para quem não se lembra o filme Transformers , dirigido por Michael Bay, está repleto de robôs alienígenas gigantes que se transformam em máquinas como automóveis, caminhões, aviões e o que mais que seja mecânico. Não que os pesquisadores do Centro de Robótica Distribuída da universidade quisessem reproduzir os robôs do longa, mas é difícil não pensar neles quando se vê a criação dos cientistas.

O robô, que é apenas um protótipo, é um híbrido entre meios de locomoção terrestre e aéreo, podendo se transformar fácil e rapidamente de uma forma para a outra.

Ele possui dois sistemas motores diferentes para comandar as rodas quando ele está no chão e para comandar as hélices quando ele está no ar. O pesquisador chefe da equipe, Nikolaos Papanikolopoulos, comenta que foi mais fácil fazer os dois sistemas do que pensar em fazer um motor que se ajustasse às duas necessidades, conta o site IEEE Spectrum .

Porém, assim como comenta o que site PopSci , a ideia é ótima para quem ainda não se decidiu se prefere um robô terrestre ou um que voe como um helicóptero.

O robô foi descrito no artigo Robust Miniature Robot Design for Land/Air Hybrid Locomotion, apresentado na Conferência Internacional de Robótica e Automação do IEEE, no último domingo, em Xangai.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições