Robôs Treinados

Robôs Treinados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Programar robôs é uma tarefa longa, complicada e propensa a erros. Isto porque os programadores devem prever que tipo de evento vai ocorrer e como o robô deve responder. Mas e se eles aprendessem como a gente, observando, tentando e errando? Pensando nisso, pesquisadores da Alemanha criaram robôs que aprendem a jogar ping-pong como as crianças, por imitação e tentativa-e-erro.

Os resultados são robôs mais fáceis de “ensinar” e que podem ser programados em muito menos tempos para executar as tarefas desejadas. A equipe de pesquisadores liderada por Jan Peters do laboratório de cibernética biológica do instituto Max-Planck literalmente pegou na mão dos robôs para ensinarem as tarefas a eles, ensinando-os o básico do procedimento. Como todo o mundo que está aprendendo, os robôs não conseguiram realizar os feitos na primeira tentativa, mas melhoraram o desempenho com o treino.

Por enquanto, os robôs fazem tarefas lúdicas, como jogar ping-pong e acertar um bilboquê. Depois de um treino simples, a máquina demora cerca de 100 tentativas até conseguir acertar o movimento todas as vezes, o que ainda é mais demorado do que uma pessoa adulta demoraria. Ainda assim, os 60 minutos exigidos para ensinar a técnica às máquinas é muito menos do que as semanas que a programação tradicional demoraria.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições