A Samsung entrou oficialmente no mercado de relógios inteligentes nesta quarta-feira (4). Em evento pré-IFA, feira de tecnologia que acontece anualmente em Berlim, na Alemanha, a empresa sul-coreana apresentou o relógio inteligente Galaxy Gear, o tablet Galaxy Note 10.1 e a nova geração do "phablet" - que mescla características de tablet e smartphone - Galaxy Note 3.
Os dispositivos chegam às lojas de 149 países em 25 de setembro e em outubro no mundo todo.
Assim como a Sony fez com o seu SmartWatch, a Samsung lança o Galaxy Gear para tentar facilitar o controle do seu smartphone por meio de um acessório de pulso. Os usuários usam a tela sensível ao toque do relógio – um display Super AMOLED de 1,63” – para navegar e acessar suas opções.
O Gear tem ainda uma câmera em sua pulseira para registros mais rápidos. De acordo com a Samsung, bastam dois toques na tela do relógio para acessar a função e bater uma foto.
Inclusos na própria pulseira, um alto-falante e um microfone permitem atender uma ligação e falar com outra pessoa sem tirar o smartphone Galaxy do bolso. Segundo a Samsung, é necessário apenas levar a mão com o relógio para o lado da orelha. A posição parece um pouco estranha, e precisa ser aprovada pelos usuários.
Segundo Pranav Mistry, chefe do grupo de inovação da Samsung, “o futuro do mundo digital não é só dar uma nova forma aos nossos dispositivos. Mas é a criação de novas experiências”.
Um recurso demonstrado por Mistry na apresentação se chama “smart relay”. Com ele, o usuário pode usar uma notificação que tenha aparecido no relógio para acionar prontamente o serviço correspondente no smartphone.
O relógio inteligente da Samsung também pode receber comandos de voz, seja para ligar para outra pessoa, mandar mensagens ou estabelecer alarmes. Ele tem ainda um acelerômetro (o que o torna sensível a gestos e movimentos) e, de acordo com a empresa sul-coreana, tem bateria com duração de cerca de 25 horas.
Durante o anúncio, a Samsung afirmou que o Gear funcionará com os “phablets” Galaxy Note 2 e 3, o novo tablet Galaxy Note 10.1 e os smartphones Galaxy S3 e S4, mas que outros aparelhos se tornarão compatíveis nos próximos meses.
"Nossa inspiração veio de nossos clientes. Vocês disseram que queriam mais opções", disse JK Shin, presidente e CEO da divisão de mobilidade da Samsung, durante a apresentação.
Assim como os modelos anteriores, o Galaxy Note 3 inclui uma caneta do tipo stylus para anotações em sua tela sesnível ao toque. Segundo a Samsung, 71% dos usuários do Galaxy note usam o aplicativo S Note, que permite escrever na tela do aparelho com a canela Stylus.
O dispositivo, que se encaixa na categoria dos 'phablets'- aparelhos que integram funções de smartphones aos computadores de mão- tem tela de 5,7 polegadas, FullHD com tecnologia SuperAMOLED e câmera principal com resolução de 13 megapixels. O aparelho tem 8,3 milímetros de espessura e pesa 168 gramas.
O 'phablet' da Samsung tem 3 GB de memória RAM, microprocessador quad-core de 2,3 GHz para a versão 4G e de 1,9 GHZ com oito nucleos para as outras versões. O aparelho chega em outubro aos Estados Unidos.
Este será o primeiro dispositivo com uma textura na parte traseira e cores diversas como azul, bege, amarelo, rosa e cinza. Haverá opções do Galaxy Note 3 com parte traseira de metal, também em cores.
Novas funções
A caneta S Pen ganhou opções que o usuário pode acessar ao passar a caneta por cima da tela, sem a necessidade de tocar nela. O círculo de opções permite, por exemplo, anotar um telefone ou um recado rapidamente, diz a empresa.
Ao anotar um número com sua própria letra, o usuário pode tocar nele para fazer uma ligação telefonica. O mesmo vale para endereços, que aparecerão no Google Maps, e mensagens de texto. O recurso S Finder permite bucar dados na internet e também conteúdo armazenado no Galaxy Note 3, inclusive o que foi escrito a mão pelo usuário.
O recurso S Finder permite bucar dados na internet e também conteúdo armazenado no Galaxy Note 3, inclusive o que foi escrito manualmente.
O Galaxy Note 3 permitirá usar aplicativos em multitarefa, inclusive usar o mesmo aplicativo duas vezes. O exemplo dado foi poder conversar com duas pessoas ao mesmo tempo por meio do aparelho.
O recurso My Magazine presente no aparelho é similar ao Flipboard e coleta tudo o que o usuário quer acompanhar na internet em formato de revista.
Novo tablet com tela de 10 polegadas
A Samsung também apresentou uma nova versão de sua linha de tablets Galaxy Note, com tela de 10,1 polegadas. O computador de mão mede 7,9 mm de espessura e pesa 535 gramas na versão Wi-Fi.
O tablet da Samsung tem tela de ultra-alta definição de 2560 x 1600.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições