Serviço Skype conecta professores e salas de aulas

Serviço Skype conecta professores e salas de aulas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

O Skype disponibiliza na área de educação a interligação entre professores e alunos de escolas em todo o mundo: tanto estudantes quanto acadêmicos podem facilmente se encontrar para desenvolver projetos colaborativos e participar de programas de aprendizagem compartilhada na nova plataforma online “Skype na sala de aula”.

Neste site, os interessados podem entrar com o mesmo login e senha que usam em seus programas Skypes. É uma espécie de rede social, em que o internauta realiza buscas, encontra projetos de professores que ensinam o mesmo tema na mesma faixa etária em que atua aquele que procurou. Quem procurou adiciona o contato de Skype do autor do projeto com o conteúdo desejado e quando usar o programa que permite ligações mais em conta, tira dúvidas e compartilha casos de sucesso com o novo contato.

Uma consultoria com o crescente número de professores que usam o Skype para ajudar no aprendizado de seus alunos deu origem ao portal. É possível também usar a ferramenta para encontrar outras “classes”, fazer parcerias e convidar palestrantes. A plataforma facilita a interação entre professores com ideias similares, faz com que estes tomem conhecimento de projetos relevantes, busquem com outros critérios como localização.

  A ferramenta surgiu com a constatação de que muitos profissionais da área de educação acreditavam que o maior desafio de usar o Skype na sala de aula era encontrar turmas parecidas para estabelecer as parcerias. A ideia é tornar o ensino mais interessante e interativo.

O conteúdo permite trabalhar com estudos de línguas, aulas de geografia, viagens virtuais para trabalho em campo e participação de palestrantes especialistas em aulas à distância. O vídeo no Skype oferece uma forma imediata de ajudar os alunos a descobrirem novas culturas, idiomas e idéias, sem sair da sala de aula.

  Os professores são incentivados a compartilhar seus conhecimentos e experiências de forma sistemática em lugar da mera troca de informações. Foi percebida uma troca de  idéias, informações e práticas com outros professores, que têm constatado uma relação professor-aluno mais positiva na própria escola, segundo o Background Report for the International Summit on the Teaching Profession- OCDE 2011.

Em versão beta desde dezembro, plataforma já tem uma comunidade de mais de 3.900 professores em 99 países. Brasileiros podem usar, mas o portal ainda não foi traduzido. Kara Cornejo, professora de uma turma de 5a série no estado do Missouri, nos EUA, e é usuária do Skype, encontrou cinco escolas ao redor do mundo para colaboração em um projeto internacional sobre o clima no primeiro dia de uso do site. “Podemos trazer pessoas para a sala de aula, o que seria impossível por outros meios”.      

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições