'Simplicidade é o diferencial do Twitter', diz designer do microblog

'Simplicidade é o diferencial do Twitter', diz designer do microblog

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:23

Vitor Lourenço durante o Intercon 2011

(Foto: Amanda Demetrio/G1) O grande diferencial do Twitter diante da grande quantidade de novos serviços sociais que estão surgindo é a simplicidade, segundo o designer Vitor Lourenço, 24, brasileiro que foi um dos primeiros 20 funcionários do Twitter e segue como designer na empresa. Lourenço falou com exclusividade ao G1 durante o Intercon 2011, que aconteceu no último sábado (22) em São Paulo.

“Em um mundo com produtos tão complexos, como o Facebook e o Google+, acreditamos que o nosso diferencial é a simplicidade”, disse. “A plataforma evoluiu muito. Hoje o Twitter é uma rede de informações e um meio de comunicação de mão dupla. Isso permite que o uso da ferramenta vá mudando aos poucos e, por isso, vamos evoluindo o produto”, afirmou o designer, que, aos 18, fez parte do time que ajudou na concepção inicial do G1 .

Lourenço foi o primeiro funcionário da área de design contratado pelo Twitter, ainda em 2008. “Fui contratado para fazer o primeiro redesign do Twitter. Desde a fundação, o design era uma característica importante do microblog, mas foi a partir desse momento que começamos a prestar mais atenção nos conceitos da área”, lembra. Segundo ele, a equipe de design do microblog hoje tem 20 profissionais da área e três pesquisadores, que conversam com os usuários.

A última mudança no Twitter gerou a criação da

nova página inicial do Twitter, vista acima

(Foto: Reprodução) A última grande mudança no desenho do Twitter foi feita em setembro de 2010 , quando passou a ser possível ver imagens e vídeos por meio da própria plataforma do microblog. “No último redesign, pudemos escalar a interface para novas funções, mas a gente procura sempre manter a simplicidade. Para nós, uma interface simples é uma interface poderosa”, disse Lourenço.

Como um dos primeiros funcionários do Twitter, ele conta que muito mudou na rotina da empresa de 2008 pra cá. “Éramos 20 funcionários e hoje temos mais de 800. Agora estamos levando a empresa para uma próxima etapa, onde ela está mais preparada para evoluir o produto e atender outras necessidades.”

Apesar disso, ele conta que existe um time dedicado a manter alguns dos valores iniciais da empresa. “Queremos construir um negócio que dê lucro e nos deixe orgulhosos, queremos ter um impacto positivo no mundo e o usuário é a nossa principal preocupação”, disse.

Nesse processo de crescimento, o Brasil é um dos principais mercados do microblog, diz Lourenço. “ O lançamento do Twittter em português [em junho de 2011] foi um dos nossos grandes marcos. A gente já observava o Brasil como um dos principais países em termos de usuários, mas lançar a versão em português era um dos pré-requisitos”, diz.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições