Skype termina integração com Asterisk

Skype termina integração com Asterisk

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:41

O Skype decidiu não renovar um acordo que permite integrar o sistema de telefonia em código aberto Asterisk com seus serviços, a partir de um software desenvolvido em parceria com a Digium. A decisão é mais uma mudança de estratégia que o fim da integração com soluções de outras companhias após a aquisição pela Microsoft, dizem analistas.

O Skype para o Asterisk é baseado em um software proprietário que permite ao sistema de telefonia de código-aberto integrar-se ao Skype como se fosse um cliente nativo, de acordo com a Digium, em comunicado. A empresa investe no desenvolvimento do Asterisk e vende produtos comerciais baseados na tecnologia.

A decisão do Skype de não renovar o acordo com a Digium é um sinal de que daqui para frente ele irá se abrir para a comunidade externa através do Skype Connect, ao invés de apoiar soluções proprietárias específicas para vendedores individuais, diz Steve Blood, vice-presidente de investigação e gerente de agenda da Gartner.

O Connect permite ao Skype ser integrado com PBXs baseados em SIP (Session Initiation Protocol), incluindo produtos da Avaya, Cisco e 3CX. Há também gateways – como os AudioCodes e Grandstream - que permitem ao Skype ser integrado com PBXs não compatíveis com SIP.

O Skype tomou uma decisão comercial de focar nas oportunidades de mercados maiores, diz Blood. Enquanto a Digium é um dos poucos fornecedores de comunicações unificadas que realmente aumenta sua participação no mercado, provavelmente isso não foi o suficiente para sustentar a relação com o Skype.

As vendas e ativações do Skype para o Asterisk terminam em 26 de julho. O Skype garantiu que continuará a apoiar e manter o software por um período de dois anos após esta data, segundo a Digium.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições