MENU

Smartphone Nexus S não será lançado no Brasil, diz Samsung

Smartphone Nexus S não será lançado no Brasil, diz Samsung

Atualizado: Sexta-feira, 6 Maio de 2011 as 10:08

O Nexus S, smartphone feito pelo Google em parceria com a Samsung, não será mais lançado no Brasil, segundo apurou a Folha. A informação inicial era de que ele chegaria ao mercado brasileiro em maio, pela operadora TIM.

De acordo com Roberto Soboll, diretor de produto da Samsung, o problema ocorreu na hora de atender a uma das normas da Anatel. "Nesse produto, o Google entra com 100% do software e nós entramos com o hardware", disse Soboll.

A Samsung afirma que o software do Nexus S foi feito para o mercado norte-americano. "Na hora que trazemos o aparelho ao Brasil, temos que atender a uma resolução da Anatel que diz que as operadoras têm que mostrar qual o código da área em que o usuário está localizado. Para a operadora fazer isso, ela tem que ter um mecanismo disponível no telefone. Como isso não é uma exigência lá fora, o Nexus S não tem essa função", completa o diretor.

Soboll conta que, normalmente, a Samsung usa o código do Google e adiciona uma camada extra, com funcionalidades desenvolvidas pela própria Samsung. Mas, no caso do Nexus S, não seria possível fazer a alteração.

"No final do dia, os prazos todos para ter essa funcionalidade e o desenvolvimento adicional tirou a janela de oportunidade do produto e decidimos não lançá-lo no Brasil", completa o executivo.

A Folha entrou em contato com a Anatel e com o Google, mas ainda não teve resposta.

veja também