MENU

Só 5% das empresas contratam cloud computing no País

Só 5% das empresas contratam cloud computing no País

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 2:55

De acordo com um levantamento da IDC, apenas 5% das companhias nacionais tem atualmente algum contrato de cloud computing. “E neste universo, analisando as médias e grandes empresas, 18% investe hoje em dia em cloud, com potencial para chegar de 30 a 35% até 2013”, estima Reinaldo Roveri, gerente de pesquisas corporativas deste instituto de pesquisas.

O investimento em virtualização, storage, servidores, softwares de gestão etc, que são diretamente relacionados à futura adoção de cloud soma US$ 8 bilhões no mundo. “Grande parte deste valor migrará para cloud. Em 2011, o cloud público deve movimentar US$ 170 milhões na América Latina. O privado é difícil de mesurar”, avalia Roveri.

Atualmente as tendências que o mercado de tecnologia mais discute e enfrenta estão relacionadas à cloud computing, BI, mobilidade, BI analítica, redes sociais e como encontrar recursos econômicos para atrair e manter profissionais do setor. No Brasil, eles são escassos, mas na Europa, há profissionais em excesso nesta área.

Apesar das muitas incompreensões relacionadas à cloud, numa analogia didática, quando se avalia o usuário com relação ao iTunes, não se trata de cloud, mas as gravadoras poderiam ser consideradas distribuidoras de cloud computing.       Por Francine Machado

veja também