Só 5% das empresas contratam cloud computing no País

Só 5% das empresas contratam cloud computing no País

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:49

De acordo com um levantamento da IDC, apenas 5% das companhias nacionais tem atualmente algum contrato de cloud computing. “E neste universo, analisando as médias e grandes empresas, 18% investe hoje em dia em cloud, com potencial para chegar de 30 a 35% até 2013”, estima Reinaldo Roveri, gerente de pesquisas corporativas deste instituto de pesquisas.

O investimento em virtualização, storage, servidores, softwares de gestão etc, que são diretamente relacionados à futura adoção de cloud soma US$ 8 bilhões no mundo. “Grande parte deste valor migrará para cloud. Em 2011, o cloud público deve movimentar US$ 170 milhões na América Latina. O privado é difícil de mesurar”, avalia Roveri.

Atualmente as tendências que o mercado de tecnologia mais discute e enfrenta estão relacionadas à cloud computing, BI, mobilidade, BI analítica, redes sociais e como encontrar recursos econômicos para atrair e manter profissionais do setor. No Brasil, eles são escassos, mas na Europa, há profissionais em excesso nesta área.

Apesar das muitas incompreensões relacionadas à cloud, numa analogia didática, quando se avalia o usuário com relação ao iTunes, não se trata de cloud, mas as gravadoras poderiam ser consideradas distribuidoras de cloud computing.       Por Francine Machado

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições