Software bloqueia consumo de energia no modo standby em TVs digitais

Software bloqueia consumo de energia no modo standby em TVs digitais

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

A Ocean Blue, uma empresa especializada em softwares para televisão digital, anunciou o desenvolvimento de um sistema de hibernação profunda para os set-top-boxes.  Dessa forma, o consumo de energia gerado pelo modo standby neste tipo de aparelho pode ser reduzido em até 70%.

Com o nome de Sunrise Eco-TV, o aplicativo, quando instalado no set-top-box, desativa todas as funções que não são essenciais ao dispositivo, reduzindo assim o consumo de eletricidade. A Ocean Blue calculou que aparelhos do gênero consomem uma média de 12 watts quando estão no modo standby.

Ainda de acordo com a empresa britânica, o consumo de energia gerado pelo modo standby custa mais de 600 milhões de euros às residências do Reino Unido, além de gerar 3,1 milhões de toneladas de CO2. Até 2020, a companhia calcula que a região alcançará 74 milhões de aparelhos de TV. Para efeito de comparação, esse número era de 18 milhões em 1970.

A Ocean Blue afirmou que já está trabalhando com vários fabricantes de TVs para implementar seu software nos chipsets das próximas gerações de set-top-boxes.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições