MENU

Software reconhece emoções pela voz

Software reconhece emoções pela voz

Atualizado: Segunda-feira, 8 Novembro de 2010 as 2:31

Como um detector de mentiras, software desenvolvido na Espanha analisa a voz e diz qual a emoção que o interlocutor está sentindo.

Pesquisadores da faculdade de Informática da Universidade de Madri desenvolveram um programa capaz de reconhecer emoções humanas por meio de análise automática da voz.

O aplicativo detecta o volume de uma conversa e encontra as emoções escondidas nas frases: triste, feliz ou nervoso. Se a emoção não for clara, o programa consegue especificar, percentualmente, quanto de cada emoção está contido na fala.

O aplicativo é baseado em uma nova ferramenta, o RFuzzy, implementada na linguagem de programação Prolog (usada especialmente em inteligência artificial). A ferramenta dá suporte à programação e consegue representar, manusear e lidar com conceitos subjetivos, como rápido, devagar,alto, baixo...

O RFuzzy já foi usado para programar robôs participando da RoboCupSoccer, a Copa do Mundos dos Robôs. Ele tem mecanismos de lógica que deixam uma margem de interpretação ao computador, que toma a decisão baseada em uma série de regras que medem parâmetros mensuráveis.

veja também