MENU

Sony aquece batalha do livro eletrônico com lançamento de US$ 199

Sony aquece batalha do livro eletrônico com lançamento de US$ 199

Atualizado: Quarta-feira, 5 Agosto de 2009 as 12

A Sony planeja começar a vender, ainda em agosto, o mais barato dos leitores eletrônicos dos Estados Unidos. Com isso, deve causar aquecimento da competição contra a Amazon no mercado, pequeno mas crescente, de aparelhos de leitura eletrônica.

O novo Reader Pocket Edition, dotado de tela de cinco polegadas, deve chegar ao mercado norte-americano por US$ 199. Uma versão com tela sensível ao toque, de maior dimensão, deve custar US$ 299 em redes nacionais de varejo como Wal-Mart e Best Buy.

Para atrair demanda, a empresa também planeja reduzir o preço atual de download de best sellers e novos lançamentos de US$ 11,99 para US$ 9,99, o que alinhará seus preços com os da Amazon.

Segundo analistas, os consumidores podem se sentir tentados a experimentar os leitores eletrônicos com a oferta da Sony.

"Atingir o preço de US$ 199 expande dramaticamente o mercado", diz Steve Haber, presidente da divisão de leitura digital da Sony, em entrevista à Reuters. "Você pode carregar o aparelho na bolsa para onde for e isso também nos permitiu definir um preço mais acessível", disse.

A notícia é a mais recente estratégia na batalha entre leitores digitais na qual a Sony, que chegou primeiro ao mercado, a Amazon e outras empresas lutam para se estabelecer. Em julho, a Amazon reduziu em 17% o preço de seu leitor eletrônico padrão Kindle, para US$ 299. Uma versão do Kindle com tela maior está à venda nos EUA por US$ 489.

A Forrester Research estima que o Kindle e o Sony Reader tenham atingido cada qual a marca de 1 milhão de unidades vendidas nos Estados Unidos até o final de 2008 e prevê que atinjam os 2 milhões de unidades em 2009.

veja também